segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Winesave realmente serve para preservar os vinhos.






Meninas e meninos,                                                                                                                                   
Fui contatado por Fernando Zamboni da importadora Winelands, para que eu, se  assim quisesse, pusesse à prova o Winesave, que vem a ser um tubo com gás Argônio, que supostamente preserva os vinhos e espumantes depois de abertos por muitos meses.                                                                                                                                                       
 Topei fazer o teste, mas engenheiro que sou, sempre irei preferir fazer com que este teste seja o mais difícil e mais arriscado, para me certificar com garantias, de que o evento é realmente o mais fiel.                                                                                                        
Pois bem, fiz o teste com um espumante, vinho com gás carbônico, de difícil conservação depois de aberto.                                                                                                                  
Não deixei mais que uma semana, porque também não queria milagres, visto que fechar hermeticamente uma garrafa de espumante não é tarefa das mais fáceis, mesmo com os dispositivos apropriados para tal.                                                                               
Fiz como recomendado, inserindo a mangueirinha que se acopla ao tubo do gás dentro da garrafa e apertando a válvula por meros um segundo.                                                       
Imediatamente lacrei o melhor que pude a garrafa, e a deixei em adega na temperatura de 11º C por uma semana.                                                                                                  
Ao abrir a garrafa passada a semana, mesmo tendo perdido um pouco do gás, aliás, creio que se tivesse fechado do mesmo jeito e não tivesse aplicado o Argônio, o gás carbônico teria se esvaído em maior quantidade ao longo dos 7 dias, verifiquei aromas preservados, mousse também, acidez e equilíbrio com o álcool, idem; conclusão: passou no teste o tal Winesave, que não se espera guardar o vinho por muito tempo, mas que ao menos possamos dentro de alguns dias aproveitar o que o vinho aberto tenha de melhor.                                                                                                                                       
Vejam o que o importador fala sobre o winesave:
Winesave ® mantém o vinho em seu auge durante semanas ou até meses depois de ter sido aberto, pois protege os vinhos e espumantes porque é elaborado 100% com o gás Argônio que é puro, não tem cor, cheiro ou gosto e por isso não altera as características dos vinhos, espumantes e até sucos de frutas naturais. O Argônio é amplamente reconhecido pelos produtores e enólogos como a melhor solução para proteger o vinho da oxidação.
O Argônio é 2 ½ vezes mais pesado do que o ar, ele atravessa o ar e repousa sobre qualquer coisa que se encontre abaixo. Inserido em uma garrafa aberta, ele cai e se estabelece em toda a superfície do vinho formando uma barreira entre o líquido e o ar não possibilitando o contato com o oxigênio protegendo assim as suas características complexas de cor e sabor e evitando a oxidação.
Para o apreciador de vinhos, isso significa que você pode desfrutar do luxo de degustar vinhos em taça na sua própria casa. Isso também significa que você nunca mais vai desperdiçar seus vinhos devido à oxidação, nem nunca mais se sentirá obrigado a terminar uma garrafa só porque ela foi aberta.
Para aqueles que servem vinhos em taça em restaurantes, bares, cafés e salas de degustação, winesave® irá garantir que cada taça seja tão pura como a primeira, mesmo que a garrafa tenha sido aberta dias ou mesmo semanas antes.
Winesave
(54) 3025 1122 ou pelo email
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão
 
 








 


 


Nenhum comentário: