segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Vinos & Vinos apresenta vinhos ícones das vinícolas norte-americanas Merryvale e Stewart Cellars.


 

 

Meninas e meninos,
Em um jantar onde fomos reunidos nós da imprensa, clientes e enófilos, a convite da Vinos & Vinos, importadora que tem alguns dos rótulos mais emblemáticos de vários países, fiquei conhecendo alguns exemplares das duas vinícolas que ainda não conhecia.
Da Stewart Cellars, foram 4 deliciosos exemplares, dentre eles o que mais gostei o Stewart Cellars Cabernet Sauvignon 2007, com 14,5% de álcool e 22 meses de passagem por barricas francesas 65% novas.
Paul Hobbs, o enólogo que apaixona os críticos, está à frente dos vinhos da Stewart.
Este Cab.Sauvignon, apesar de já ter 7 anos, ainda se apresenta rubi com laivos violáceos, muita fruta no olfato, especiarias como a pimenta e um toque mentolado aparecem. Em boca acidez muito interessante, taninos presentes, macios, equilíbrio entre eles e o álcool, confirmando frutas e especiarias, elegante, bom para harmonizações mais encorpadas como um belo cordeiro, que pode ser assado, ou braseado, carnes bovinas grelhadas, ensopadas, aves como as de caça, galinha d’Angola, pato, muito versátil.
Da Merryvale foram 6 exemplares, incluindo o que mais gostei de todo o painel, o Merryvale Merlot 2007, 15% de álcool e passagem por barricas francesas 60% novas.
Na verdade, um corte de 75% Merlot, 17% Cabernet Sauvignon e 8% Cabernet Franc.
Primeira vinícola do Napa Valley após o fim da proibição de produção de bebidas alcoólicas em 1933, esta vinícola familiar, se preocupa desde cedo com o que hoje se designa sustentabilidade.
Claro que por ter um corte bordalês, o vinho seria mais “estrangeiro”, mas é de uma fineza e equilíbrio a toda prova.
Frutas super maduras no olfato, lembrando mesmo algo de doce, de compota, sutil floral(mel), que creio se deva ao barril, assim como algo de fumo e animal. Em boca redondo, confirma frutas, acidez ótima, também devida à Cabernet Franc com toda a certeza, equilibrando-o entre taninos e o poderoso álcool que não se sobressai, mesmo depois de algum tempo em taça.
Bom para gastronomias variadas, assim como o anterior, carnes vermelhas assadas, grelhadas, ensopadas, carnes de caças, tanto de pelos como de penas, alguns queijos mais encorpados.
Para os apaixonados por vinhos norte-americanos, estas duas casas têm que ser conhecidas e degustadas, pois seus produtos valem o que custam.
Vinos & Vinos
www.vinosyvinos.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: