sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Vertical de Vinhos Verdes de Alvarinho, tudo o que pedimos neste calor!


 

 

Meninas e meninos,
Aproveitando a visita de Pedro Costa, enólogo da Aveleda, empresa familiar e que desde 1870, exerce o oficio de plantar e vinificar com tradição e ao mesmo tempo inovação, a Interfood convidou alguns poucos jornalistas, já que o tempo de Costa era exíguo para tantos compromissos no Brasil, brindando estes com uma prova vertical, aquela que se faz com um mesmo rótulo de várias safras distintas, de seu vinho Follies.
Os rótulos Follies são da linha Premium da Aveleda, limitado às restrições qualitativas de cada safra.
Uma Follie é por definição um impulso criador, criação esta que não necessita de justificativas lógicas, e que na linguagem arquitetônica designa estruturas decorativas, não funcional, erguida por alguém pelo prazer de construir.
A casta Alvarinho, que é originária do noroeste da Península Ibérica, sendo em Portugal no Minho e na Espanha as Rias Baixas na Galizia, onde é chamada Albariño. É considerada a rainha das brancas em Portugal.
Começamos com o Follies 2011, 12,5% de álcool, fresco no olfato, com maçãs verdes, floral discreto, abrindo um frutado cítrico mais acentuado à medida que se oxigena em taça. Em boca, confirma o cítrico, a maçã verde e mineral. O gás neste vinho é bem evidente, típico dos Vinhos Verdes.
Follies 2008, 12,5% de álcool, mais comportado no nariz, limão Taiti, em boca a lima da Pérsia aparece, ligeiro amargor que não chega a incomodar, mais mineral e mais untuoso.
Follies 2005, 13% de álcool, frutas cítricas em geleias, Toranja, lichia, e um adocicado que lembrou torta de maçãs, floral a mel. Em boca equilíbrio perfeito, acidez espantosa, confirma as frutas em geléia, aparece um toque de panificação, simplesmente maravilhoso.
Follies 2002, 12,5% de álcool, maçãs em compota, floral e mineral. Em boca acidez marcada ainda, confirma as frutas, aparece a lima da Pérsia, meu segundo vinho, depois do anterior, demonstrando que a Alvarinho é longeva quando bem vinificada.
Para não perder a viagem, Costa trouxe os Grande Follies 2009, um Tinto, 98% T.Nacional e o branco, um corte de 66% Chardonnay com pequena passagem por barricas e 34% Maria Gomes, vinho ótimo para o calor, ambos de uma quinta da Bairrada.
Interfood
www.interfood.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: