quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Vinho fortificado da Vinícola Perini é o Éden, literalmente.


 
Meninas e meninos,
Éden é o nome de um vinho fortificado da Vinícola Perini que degustei recentemente e que ainda não conhecia.
Vinificado de uma maneira pouco usual tem também uma característica aromática pouco convencional.
Aromas florais intensos, frutas em compota como a manga, jaca, e um certo dulçor que me lembra uma bala de doce de leite chamada pingo de mel. Também tem algo de forte expressão mineral, lembrando o cheiro de borracha, e um sutil resinoso, como os aromas sentidos nas farmácias de manipulação.
Em boca é equilibrado, confirma a fruta em compota, principalmente a manga, o mel em favo, retro-olfato resinoso, é longo e fresco.
Elaborado 100% com uvas moscatéis, sendo que a base foi feita a partir de um vinho fortificado (com destilado vínico) de mais de 20 anos. Esta base foi cortada com um destilado vínico armazenado em barricas por mais de 3 anos, e enriquecido com um vinho atual que aportou maior frescor ao vinho, além de mosto base de moscatéis para aferir o equilíbrio de acidez e doçura.
Ou seja, temos no corte para a elaboração do Perini Éden 100 % de uvas moscatéis, vinho fortificado de mais de 20 anos, destilado vínico de 3 anos, vinho moscato jovem e mosto base, descreve o amigo Franco Perini, que complementa com a observação que o enólogo da empresa, Leandro Santini, e segundo suas palavras, o alquimista deste vinho, sempre dizia que em ocasiões especiais a família consumia este vinho de mais de 20 anos e sempre foi muito apreciado, mas, não possuía uma característica comercial, e aproveitando o potencial dos moscatéis do Vale Trentino conseguiu chegar a tal resultado.
Este vinho foi apresentado no concurso Muscats du Monde, tendo ganho colocação dentre os Top 10.
Abaixo link em que o vinho aparece no Muscats du Monde como um dos melhores do mundo na classificação Top 10 (Perini vinho branco licoroso doce)
http://www.vivendoavida.net/?p=15170
Vinícola Perini
www.vinicolaperini.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

 

Nenhum comentário: