segunda-feira, 17 de setembro de 2012

José Alberto e Sebastián Zuccardi falam de seus estudos sobre o terroir de Mendoza

Meninas e meninos,
Nestes 49 anos de existência da Zuccardi, grande produtora de vinhos argentinos, atuando em sua frente com paixão e muito trabalho, elevando a vinícola ao patamar.
A que hoje se encontra, José Alberto e ultimamente seus filhos, deram início em 2000 a novos projetos.
Falar de amigos é complicado, pois temos a tendência de exaltar seus feitos, mas neste caso é merecido, são profissionais competentes, além do carisma e alegria externados sempre, coisas que só quem é apaixonado pelo que faz, pode sentir.
Sebastián, o primogênito dos três filhos de José Alberto, encontra-se à frente dos vinhedos, tornando-se o engenheiro agrônomo e enólogo responsável pela vinícola.
Sebastián, que pela primeira vez visitou o Brasil, e seu pai, juntos com a equipe Ravin, proporcionaram uma demonstração de prazer sensorial e aprendizado, cujo tema foram os distintos terroirs Argentinos. Aproveitando a ocasião, mostraram o mais novo lançamento , o ícone da bodega, o Zuccardi Aluvional La Consulta 2008, um vinho que traduz com perfeição o esplendor do terroir de La Consulta através da melhor uva da região: a Malbec.
La Consulta é distrito do vale de Uco, com vinhedos em altitude de aproximadamente 1000 metros, no sopé das montanhas.
Preciso dizer que estes vinhos de terroir, todos são fermentados em piletas de concreto, com leveduras selvagens.Sua malolática se dá espontaneamente, em barricas de madeira de 2º todas francesas.
Degustamos primeiramente o Vista Flores Malbec 2011, vinho espetacular, aliás, acho o terroir de Vista Flores um dos mais completos, resultando em vinhos complexos e estruturados.
Muita fruta, floral persistente, especiarias, sutil mineral lembrando talco. Confirma em boca o frutado, as especiarias, com boa acidez, longo e bom corpo.
La Consulta Malbec 2011, mais cítrico no nariz, floral, mineral só aparece com o tempo em taça, em boca mais lácteo, confirmando as frutas. Parreira de 40 anos de idade.
Altamira Malbec 2011, muito mais mineral, lácteos no nariz, frutas e algo vegetal. Em boca confirma as frutas, taninos mais evidentes, ligeiro amargor final que não chega a comprometer.
Gualtallary Malbec 2011, curioso olfato de arroz doce, especiarias como a canela, cravo. Certo lácteo e mineral. Em boca frutas maduras, especiarias, taninos presentes e macios, apesar de novo ainda, meu segundo vinho em preferência, empatado com o Vista Flores.
A estrela da noite foi de safra anterior, o Zuccardi Aluvional La Consulta 2008.
Muita fruta e coco no nariz, aparecendo goiabada e floral. Em boca confirma o frutado, as especiarias, boa acidez. As parreiras são de 40 anos de idade, é feita uma seleção com um blend de várias barricas, todas francesas onde o vinho permanece por cerca de 24 meses.
Depois desta verdadeira lição de terroir, ao jantar, degustei um vinho espetacular para ser bebido solo e em companhia de gastronomias variadas, o Emma Zuccardi Bonarda, vinho que leva o nome da matriarca, mãe de José Alberto, muito potente e estruturado, mas ao mesmo tempo elegante e sedoso. Muita fruta, acidez invejável, gostoso, vinho para se pedir sempre mais. Um dos meus preferidos.
Também lá estavam o Zeta, um vinho que prima pelo equilíbrio e complexidade, madeira sutil e deliciosas notas frutadas, Zuccardi Blanc de Blancs, obra prima de Sebastián, um espumante elaborado pelo método tradicional, muito intenso e elegante. Zuccardi Serie A Torrontés, um vinho delicado e único, com muita flor e fruta branca madura.
Outra novidade, o Malamado Viognier, um fortificado apaixonante com instigantes aromas de flores e frutas, amêndoa e mel.
Se tivesse que escolher somente dois vinhos para comprar, estes seriam o Aluvional e o Emma.
A Zuccardi é representada no Brasil pela Ravin, dos amigos Alberto e Rogério, sem falar na equipe bacana de profissionais competentes que os dois amealharam para ajudá-los.
www.ravin.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: