terça-feira, 11 de setembro de 2012

Grandes vinhos Italianos sob a designação Grandi Marchi




Meninas e meninos,
Esperei um bom tempo para fazer um texto que pudesse expressar todo o potencial desta grande degustação ocorrida em São Paulo no mês de Junho, e não sei se conseguirei passar por inteiro minhas impressões, pois estavam juntas 12 das 19 das mais representativas vinícolas Italianas, com os auspícios do Instituto Del Vino Italiano di Qualitá.
Fundado em 2004, o Istituto Del Vino Italiano di Qualitá - Grandi Marchi é um consórcio de produtores de vinhos com a missão de promover a cultura do vinho Italiano de alta qualidade junto aos mercados internacionais. Cada uma das vinícolas participantes é reconhecida pelos elevados padrões de seus produtos e por sua imagem de marca a níveis nacionais e internacionais
“Quarto maior exportador de vinhos no mercado nacional, a Itália obteve incremento de cerca de 21% nas exportações no último ano”, comenta Giancarlo Vogliano do I.E.M-Internactiona Exhibition Management, que é uma agência especializada em Marketing, produção de eventos e relacionamentos, voltada para a indústria vinícola, criada em 1999 por Giancarlo e por Marina Nedic.
Vários destes movimentos reunindo produtores de excelência, já exportadores ou não para o Brasil aqui estiveram este ano, mostrando respeito ao mercado, clara visão de negócios, e união nos objetivos comuns de mostrar e vender mais seus vinhos pena que o Brasil, não faça o mesmo com a mesma sabedoria e investimentos, além de inventar salvaguardas, selos e demais artifícios para impedir a entrada de vinhos e tentar fazer o que em minha opinião é inútil, forçar o mercado a consumir determinado produto, seja ele qual for, por lei ou decreto.
Estiveram no evento 12 vinícolas: Alois Lageder; Ambrogio e Giovanni Folonari Tenute; Antinori; Argiolas; Jermann; Lungarotti; Mais; Mastroberardino; Michele Chiarlo; Rivera; Tasca D´Almerita e Umani Ronchi, representando algumas das principais regiões da Itália como Toscana, Sardenha, Sicília, Piemonte, Úmbria, Campania e Vêneto.
Um biodinâmico dentre eles, o Benefizium Porer Pinot Grigio 2008 de Alois Lageder, se destacou.
Mas vou falar apenas de dois vinhos, os que mais me impressionaram, não só pela qualidade, mas pela relação preço X qualidade. Claro que estamos falando de grandes marcas e isto faz com que seus preços sejam mais avantajados.
Por coincidência, os dois são importados pelo grupo do amigo Ciro Lilla.
O ótimo Costera Canonau di Sardegna DOC 2009- Argiolas, rubi violáceo e brilhante, não denotando a idade, muitas frutas maduras e sutil canforado no olfato, surgindo um floral com o tempo em taça e algo de especiarias. Em boca, surge um tom salgado leve, que me lembrou salame, confirma o poderoso frutado, boa acidez e taninos presentes, equilibrados com o álcool de 13,5%, ótimo para harmonizar com gastronomias suculentas, queijos mais maduros, caças. Seu preço gira na casa dos R$ 90,00 na Vinci.
O outro vinho, confesso que mais ao meu gosto, até pela idade, o Radici Taurasi DOCG 2006 Aglianico-Mastroberardino.
Rubi ainda profundo, não diz ser safra 2006 pela cor, aromas de frutas maduras, tal qual aquelas que grudam no fundo do tacho ao se fazer doce, floral e algum balsâmico.Em boca confirma o frutado, algo mineral começa a aparecer lembrando também fármacos, complexo, algumas especiarias como o Cardamomo, com boa acidez, equilíbrio entre álcool de 13,5% e taninos ainda vivos, presentes e macios. Outro bom acompanhante das suculências, carnes grelhadas, assadas e condimentadas.Seu preço na casa dos R$ 198,00.
Não posso deixar de mencionar que a organização do evento ficou a cargo das lindas e eficientes meninas da CH2A, capitaneadas pela Alessandra Casolato, por Magaly Gorgosinho, da coordenação, além do amigo Fábio Dias do atendimento.
Vinci Vinhos
www.vincivinhos.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: