segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Carta de vinhos de marca própria na Fogo de Chão


Carta de vinhos exclusivos na Fogo de Chão
Meninas e meninos,
Convidado pelos amigos Jandir, presidente do Grupo e Manuel Luz, o sommelier consultor, fui conferir de perto os vinhos de marca própria desta casa que eu não costumo chamar de churrascaria, pois em minha opinião, pelo conceito, pela qualidade e profissionalismo impostos pela direção e expostos pela brigada, está mais para a denominação de restaurante Brasileiro de cortes de carnes nobres, o Brasileiro se justifica pela quantidade de filiais fora do país.
A trajetória desta casa conheço bem, pois desde a primeira unidade em São Paulo, a de Moema, acompanho e constato a excelência de produtos e serviços, da rede, que hoje conta com mais unidades fora do Brasil, do que aqui, e não para de crescer.
A Fogo de Chão sempre vendeu vinhos para acompanhar suas carnes, sem descuidar do aprendizado de sua brigada quanto ao serviço adequado do mesmo, taças, e uma carta bem montada.
Com uma seleção apurada de rótulos, agora com sua marca própria, vende a imagem de qualidade, cujo valor agregado se faz notar na preocupação de harmonizar estes rótulos, com os cortes mais apropriados, na demorada seleção executada por mais pessoas que não só o Manuel e o Jandir.
Todos os vinhos escolhidos são exemplares que já se encontram no Brasil, de casas muito conceituadas e trazidos por algumas das boas importadoras aqui existentes.
Degustei o bom Fogo de Chão Barolo 2004, vinho que segundo Luz, se adequa perfeitamente às carnes com osso, e gostei. Vinho pronto para se beber, que ainda pode durar alguns anos, taninos presentes, aromas mais frutado e algo balsâmicos. Gostei muito da combinação dos cortes Assado de Tira e Shoulder Steak com o vinho, além da costela, mas não se desanime se preferir outros cortes e gostar do vinho, a festa é sempre esta mesmo, beber o que se gosta, comendo o que se gosta também.
Outro dos vinhos marca própria é o fantástico Fogo de Chão Touriga Nacional & Cabernet 2005, um vinho do Douro da famosa Quinta do Cidrô, que aliás, na mesma época, seu presidente Pedro Silva Reis, estando no Brasil, almoçou conosco em evento da importadora que traz seus vinhos.
Vinho ótimo para acompanhar carnes vermelhas, guisadas, braseadas e grelhadas. Com seus aromas de frutas vermelhas maduras e floral, os tostado e chocolate lembrando sua passagem por barris, especiarias no olfato e em boca, fica ótima também com a deliciosa Morcilla que a Fogo de Chão serve, além da Picanha e Fraldinha que ficam especiais em sua companhia; para mim, o vinho que mostra bem sua versatilidade em harmonizações e o que a casa tem de melhor.
Fogo de Chão Malbec 2009 e Fogo de Chão Cabernet Sauvignon 2009, acompanham a linha determinada de qualidade, harmonizando-se bem com as carnes mais macias, o Cordeiro, a Picanha e o Bife Ancho, a Maminha e a peça de Alcatra.
Parabéns aos envolvidos na escolha dos vinhos, e claro, nas sugestões de carnes que os acompanham, mas torno a frisar, que a melhor das harmonizações é aquela em que gostamos dos vinhos e da gastronomia, mesmo que não sejam as mais adequadas, afinal o gosto é muito particular e como todos sabem, não se discute!
Fogo de Chão
www.fogodechao.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: