quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bordeuax por menos de R$ 60,00, e bons, é algo maravilhoso, que hoje em dia já não é raro!

Meninas e meninos,
No evento Wine Weekend realizado pelos amigos Viotti e Zoraida, pude degustar alguns bons rótulos que postarei aos poucos.
Houve época que quando falávamos de um Bordeaux, para ser degustado, a safra nunca seria mais nova que ao menos dez anos anteriores ao ano da degustação.
Desde algum tempo, os vinhateiros de Bordeaux perceberam a importância, de seguindo uma exigência de mercado, colocar seus vinhos, por mais complexos que fossem, na direção do quanto antes melhor, e por algumas razões.
Uma delas é que fora os grandes ícones, os Grand Crus e Premieres Crus, custa muito caro manter em caves o vinho envelhecendo, pois na venda, seus preços, ainda mais com a crise européia, não compensavam.
Depois porque com a nova ordem sensorial dos clientes, degustar um vinho o quanto antes, estando ele já adequado, faz parte do que o mercado passou a exigir, e, com cada vez mais acesso a tecnologias e práticas modernas, os vinhos que antes eram duros, ásperos e precisavam de muito tempo para ser domados, hoje não é bem assim.
Para exemplificar o que digo, degustei dois rótulos da Héritage du Marquis de Greyssac, que é importado pelos amigos Mirella e Alexandre Fadel da Max Brands.
O Héritage du Marquis de Greyssac 2009 Bordeaux Rouge é fácil de gostar. Corte bordalês tradicional, com a maior parte de Merlot, e também as Cabernet.Sauvignon e Franc.
No olfato muita fruta, algo de tostado, apesar de não estagiar em barris, concluo que talvez a fermentação tenha sido na madeira. Em boca boa acidez, confirma as frutas, equilibrado com álcool na casa dos 12.5% e taninos, ótimo para carnes vermelhas e massas com molhos a base de carnes.
O Héritage du Marquis de Greyssac Reserve 2007 Supérieur, este agrada muito. O corte é o mesmo, o álcool também, mas sua idade em garrafa ajuda muito, apesar de apenas cinco anos, e também não passar por barricas, o que é claro, faz com que seu custo seja menor.
Olfato mais para frutas maduras, lembrou ameixas e cassis. Lembra também um pouco do tostado, mas bem menos. Em boca confirma as frutas, algo de especiarias, acidez e taninos equilibrados, longo, macio e gostoso final de boca pedindo outro gole.
Para maiores esclarecimentos
Max Brands
www.mxbrands.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: