sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Com a presença de João Ferreira Álvares Ribeiro, da Quinta do Vallado, e seus ótimos vinhos, almoço português fica melhor.


Meninas e meninos,
Meu encontro este ano com os Douro Boys,
Meninas e meninos,
Meu encontro este ano com os Douro Boys, vejam , mais uma vez é lembrado já com saudades, pois os vinhos que são apresentados deixam marcas indeléveis.
Para reavivar estas doces lembranças, o almoço onde o João Ferreira Álvares Ribeiro, da Quinta do Vallado mostrou seus vinhos, com calma, sem aglomeração, todos nós sentados à mesa, com as taças dispostas a nossa frente, ficando o tempo que acharmos prudente para analisá-las, deixa-las abrirem-se, evoluírem e mostrarem seu melhor potencial, agora descrevo.
Degustamos os vinhos que estavam ofertados no evento do Douro Boys novamente, e de novo repito que os brancos me encantaram, em especial o Vallado Moscatel Galego Branco 2010, com mineralidade marcada, certo dulçor no nariz que contrapões com seu palato seco, floral, cítricos, completo, vinho que utiliza um blend de uvas Moscatel Galego de dois vinhedos, um deles com mais de 30 anos e o outro com mais de 15 anos, além de fazer uma maceração pelicular, não muito usual nos brancos.
Também o Quinta do Vallado Touriga Nacional 2009 me deixou com gosto de querer mais, pois seu floral é muito delicado, frutas marcadas e doces, algo da sua passagem por madeira como a baunilha e algum agridoce que lembra o balsâmico. Permanece em meias pipas de carvalho Francês por 16 meses.
O Quinta do Vallado Reserva Field Blend 2009, é assim denominado por ser vinificado com uvas de vinhas velhas, sendo a maior parte com mais de 70 anos, contendo Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Amarela e outras, e Touriga Nacional de vinhas de cerca de 20 anos, na proporção de 65% de vinhas velhas para 35% de T. Ncional. Passam 17 meses em meias pipas de carvalho, o que ajudam a conferir caráter balsâmico, tostados leves, couro, tabaco e ao fundo sutil café. Também aparecem as frutas maduras, o figo em especial, aquele que é caramelado seco.Em boca confirma o frutado, aparece algumas especiarias, certa mineralidade, que muito provavelmente advêm das vinhas velhas, taninos presentes, macios e equilibrados com acidez e álcool.
O Quinta do Vallado Adelaide 2008 provém de vinhas velhas com mais de 20 variedades e com idade de 90 anos, que não produzem mais do que meio quilo por planta, um néctar.
Este vinho passa por barricas novas por 20 meses, com aromas de tostados, couro, mineral evidente (de novo as vinhas velhas, com certeza), e um frutado de geléias.Em boca confirma o frutado, o mineral, chocolate e especiarias, vinho que agrada todos!
Para fechar com chave de ouro, o Porto Vintage Adelaide 2009, uvas de vinhas velhas e a T. Nacional mais nova, com metade das uvas com engaços e todas sendo pisadas a pé. Claro que ainda muito jovem, mas já dá seu teor para nossa abstração daqui uns 8 anos. Pena que o João não tenha trazido os seus Tawny, meus preferidos, são de deixar qualquer um pedindo mais.
Quem importa os vinhos da Quinta do Vallado é a Cantu, dos amigos Peterson, Rodrigo Fumagalli e Paulo Puig, presentes neste belo almoço.
Cantu
www.cantu.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: