quarta-feira, 4 de julho de 2012

Consejo Regulador De La Denominación De Origen Ribera Del Duero

Meninas e meninos,
A Câmara Oficial Española de Comercio em Brasil, junto a Associación Empresarial de Bodegas acogidas a la D.O. Ribera Del Duero(ASEBOR), organizaram evento, onde puderam mostrar cerca de 50 vinhos da D.O Ribera Del Duero .
A ASEBOR esteve pela primeira vez no Brasil, e trouxe consigo 11 vinícolas da região, que estão localizadas nas províncias de Burgos e Valladolid, duas das quatro que compõem a região demarcada, onde as outras duas são Soria e Segovia.
Segunda denominação mais vendida, depois da D.O Rioja, seus vinhos potentes e com grande potencial de guarda, em geral da cepa Tinta Del país, ou Tinto Fino,(a nossa conhecida Tempranillo), vêm de uma tradição vitivinícola que data do século XII, mas somente na década de 80, Ribera Del Duero atingiu o estatus de D.O
Com clima que sofre influencias mediterrâneas e continentais tem seus extremos climáticos.
Com cerca de 800 m de altitude média, seus verões quentes e invernos frios, poucas chuvas e solos apropriados, formam as boas condições para que as uvas sejam de muita qualidade, expressando-se em seus vinhos com a mesma certeza.
Além da Tinta Del país, a Garnacha, Cabernet Sauvignon e Merlot, dentre as tintas, e entre as brancas, a Albillo ou Bianca Del país, são as mais usadas, e seguindo as normas, a Tinta Del país deve estar presente com 75%, e pode estar em cortes com as outras tintas, atingindo ao menos 95%, restando então 5% para outras, para os tintos da região.
Para ilustrar as rígidas regras da denominação, temos:
Tintos Jovens-não passam ou passam muito pouco, menos de 12 meses em madeira.
Tintos Crianza- passam um mínimo de 12 meses em barris, sendo comercializados após 1º de Outubro do 2º ano,seguinte à colheita.
Tintos Reserva- amadurecem por 36 meses em barris e nas garrafas, ficando no mínimo 12 meses na madeira.São comercializados após 1º de Outubro do 3º anos depois da colheita.
Tintos Gran Reserva-60 meses, com um mínimo de 24 meses em madeira, comercializados após 1º de Outubro do 5º anos depois da colheita.
Mas indo direto aos vinhos, degustei vários que me agradaram, como os das Bodegas Garcia; Martín Berdugo; Tamaral; Pascual, mas de todos os vinhos, uma bodega em especial me champou muito a atenção, pois todos os seus vinhos degustados foram bons, de alta qualidade, estou falando da Bodegas El Lagar de Isilla, que me foi apresentada pela linda amiga Lilyan da Revista Brasil Espanha.
Degustei a linha completa desde os tinto jovem até o Reserva, mas gostei muito do Gestación, justo por passar por barris durante 9 meses.
Varietal Tempranillo, gostos, aromático, especiarias e frutas vermelhas, com algo de tostado.Em boca as frutas e especiarias encantam.Boa acidez e taninos perfeitos completam o leque.
Além da simpatia da Beatriz em nos receber e contar um pouco da bodega, seus vinhos são merecedores de algum importador, já que ainda não os trás ao Brasil.
Bodegas El Lagar de Isilla
www.lagardeisilla.es
Lylian
lylian@revistabrasilespanha.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: