terça-feira, 10 de julho de 2012

6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil confere 148 medalhas para 12 países.


Meninas e meninos,
Volto de mais uma experiência como jurado na VI Avaliação Internacional de Vinhos, ocorrida em Bento Gonçalves entre os dias 03 e 06 deste mês de Julho, onde com mais 44 colegas jurados, experts advindos de 11 países, julgamos 503 amostras inscritas.
A maior de todas as edições reuniu 503 amostras de 17 países que foram avaliadas por um júri formado por 45 degustadores de 11 nacionalidades, experts, de enólogos a jornalistas, de presidentes de associações profissionais em enologia, a professores de enologia.
O júri foi composto de cinco degustadores e um presidente de mesa que não votava, mas dirimia dúvidas e encaminhava solicitações.
Totalmente às cegas, apenas com um número identificador, as amostras foram servidas por profissionais, diga-se, muito competentes e sem qualquer engano.
Para inicio de cada dia de trabalho, provamos o que se costuma chamar “posta em boca”, uma mostra às cegas, igual para todos os jurados, com a finalidade de aferir o inicio das degustações.
As notas foram diretamente apostas em uma ficha eletrônica, calcadas nas fichas oficiais segundo a O.I.V e U.I. O.E, da qual eram encaminhadas as medianas para a presidência geral
O 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil comprovou que a qualidade dos vinhos e espumantes degustados está muito bem distribuída entre as diferentes regiões produtoras dentre os 17 países que enviaram amostras, beneficiando apreciadores de vinho do mundo inteiro. Os Estados Unidos e a República Eslováquia foram os únicos países a conquistar uma Medalha Grande Ouro, prêmio conferido a quem atinge 93 ou mais pontos. O concurso premiou, ainda, 61 produtos com Medalha de Ouro, onde o requisito mínimo era de 88 pontos até o limite mínimo da premiação acima desta, e 85 com Medalha de Prata, onde o requisito mínimo era de 84 pontos até o limite mínimo da premiação acima desta, totalizando 148 premiações, ou seja, 29,50 % das 503 amostras inscritas. Um júri formado por 45 experts de 11 países teve a importante tarefa de avaliar as amostras.
Tanto as degustações quanto o evento de premiação foram realizados no Dall’Onder Grande Hotel. Participaram do concurso amostras da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, México, Portugal, República Eslováquia e Uruguai.
A estréia da engenheira química e enóloga Argentina, Claudia Quini, como presidente da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) no evento ampliou ainda mais o prestígio do concurso que figura entre os mais representativos do mundo. Com um crescimento que vem sendo superado a cada edição, os organizadores também comemoram a chancela da OIV e da União Internacional de Enólogos (UIOE), credenciais que enaltecem o concurso que segue normas internacionais.
Para a presidente da OIV, Claudia Quini, o 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil demonstrou o profissionalismo e a seriedade com que o país vem trabalhando na vitivinicultura. “Tenho acompanhado a evolução dos vinhos do Brasil, hoje reconhecidos no mundo inteiro. Sinto-me muito feliz em poder iniciar minha trajetória como presidente da OIV aqui”, disse.
Presidentes de Júri
Alberto Miele Brasil Dr. em Enologia
Antonio Czarnobay Brasil Enólogo
Gilberto Pedrucci Brasi Enólogo
João Carlos Taffarel Brasil Enólogo
Luciano Vian Brasil Enólogo
Mauro Zanus Brasil Dr. em Enologia
Jurados Estrangeiros
Alejandro Cardozo Uruguay Enólogo
Carlos Abarzúa Chile Enólogo
Claudia Quini Argentina Presidente da OIV
Daniel Basile Argentina Enólogo
Estela de Frutos Uruguay Diretora do INAVI do Uruguay
Fedor Malik Rep. Eslováquia Prof. em Enologia
Fernando Pettenuzzo Uruguay Pres. Assoc. Enólogos Uruguay
Ghislain Laflamme Canadá Especialista em Vinhos
Harald Scheiblhofer Áustria Enólogo
Inês Cruz Portugal Enóloga
José Antonio Fonseca Portugal Engenheiro Agrônomo
Leonardo Castellani Argentina Enólogo
Maria Alejandra Lozano Argentina Delegada da UIOE
Maria Isabel Mijares Espanha Dra. em Enologia
Mauro Cingolani Itália Chef de Cozinha e Sommelier
Miguel Vicente Almeida Portugal Enólogo
Philippe Mével França Enólogo
Roberto Rabachino Itália Presidente FISAR International
Sergio Hormazabal Chile Pres. Assoc. Enólogos do Chile
Jurados Brasileiros
Ademir Brandelli Enólogo
Álvaro Galvão Jornalista
Carlos Zanus Enólogo
Christian Burgos Jornalista
Clóvis Boscato Enólogo
Darci Dani Enólogo
Dario Crespi Enólogo
Éder Caldart Enólogo
Firmino Splendor Enólogo
Flavio Pizzato Enólogo
Flávio Zilio Enólogo
Gabriela Poletto Enóloga
Irineu Guarnier Jornalista
Ismar Pasini Enólogo
Jefferson Nunes Engenheiro Agrônomo
Jorge Cattani Enólogo
José Venturini Enólogo
Juciane Casagrande Enóloga
Leandro Santini Enólogo
Luciano Manfroi Enólogo
Marcel Miwa Jornalista
Marcos Vian Enólogo
Mariane Pradella Enóloga
Nelson Rotta Randon Enólogo
Oscar Daudt Jornalista
Regina Vanderlinde Dra. em Enologia

Para saber mais sobre a premiação, consultar o site oficial da ABE.
Foto-Carmen Abarzúa
ABE
www.enologia.org.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: