segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pecorino Bar e Trattoria



Meninos e meninas,
Fui conhecer o Pecorino Bar e Trattoria da Vila Nova Conceição e gostei.
Ambiente que me remeteu aos botecos, que gosto de freqüentar com amigos, para bebericar e comer, sem esperar grandes gastronomias inventivas.
Mas, no caso, a gastronomia praticada, seguindo a linda italiana do nome, é muito boa.
A tábua de embutidos especiais, que o amigo Breno Raigorodsk, que é um dos nossos winexperts, ajudou a desenvolver junto ao Zito, o proprietário, é muito boa.
Gostei muito do Capeletti in Brodo Forti, da mesa de saladas e pratos frios, o Spaghetti com Calamaretti, Gamberi e Pancetta ao Sugo de Pomodori, estava muito bom, e harmonizou bem com dois dos quatro vinhos que degustei.
Com o tinto, o Gouleyant 2010, um Malbec de Cahors, França. Sabe aquele Malbec que muitos pensam ser uva Argentina? e o branco Josef Drouhin Bourgogne 2010, tanto o Malbec quanto o Bourgogne importados pela Mistral.
Ambos resistiram bem ao prato por razões diversas. O primeiro pela pegada da Pancetta, e com o molho de tomates ajudando com a acidez.
O segundo, os frutos do mar foram a principal razão, além da própria massa, com seu amido.
Com a tábua de embutidos, outro branco se saiu melhor do que um rosado, que seria o mais indicado.
O branco, um ótimo Salmarino 2009, Verdicchio dei Castelli di Jesi Riserva, que com boa mineralidade, frutas cítricas e com sua boa acidez, fez frente aos aromas diversos e texturas fortes e algo picantes dos embutidos.
O rosado, o Terra Nostra Sciaccarellu 2009, vinhos da Córsega, dos amigos Andréia e Thierry do Empório Sorio, que sempre encanta por ser muito frutado, leve, e acidez mediana, não conseguiu fazer frente ao que seria o indicado para os embutidos, para vocês verem como a indicação teórica da harmonização, nem sempre dá certo, há de se conhecer os embutidos e o vinho, não só pela teoria, mas na prática.
Mas o rosado ficou muito bom com a massa, mesmo com o molho de tomates, pois o amido da mesma, e os frutos do mar, se encarregaram de fazer-lhe boa companhia.
Todos os dias aprendo mais desta ciência da harmonização!
Parabéns ao Zito, seu cozinheiro e brigada.
Pecorino Bar e Trattoria
www.pecorino.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: