quarta-feira, 6 de junho de 2012

Confraria del Cava Sant Sadurni nomeia Confrades de Mérito.

Meninas e meninos,
Pela primeira vez no país, organização que reúne os principais produtores de vinho espumante espanhol o Cava, recebe chefs, artistas e empresários em jantar de gala,
com a missão de nomear seus “Confrades de Mérito” e também seu “Confrade de Honra” – título este entregue ao Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
As homenagens fazem parte da “IV Investidura Internacional”, cerimônia realizada durante jantar de gala no hotel Renaissance, dia 31 de maio, em São Paulo.
“Com este ato, a irmandade homenageia o país-sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos, em 2016, estabelecendo assim um vínculo com Barcelona, que sediou as competições em 1992”, comentou Pedro Bonet, presidente da Confraria del Cava Sant Sadurní. A iniciativa também teve como motivação o aumento da demanda do espumante catalão na cidade nos últimos meses o que torna a capital paulista um dos mercados emergentes para o Cava.
Os 24 membros da associação visitaram diferentes regiões do Brasil, realizando 4 eventos: dois em São Paulo e outros dois no Rio de Janeiro. Em ambas cidades, as homenagens foram realizadas durante o jantar de gala (dia 31/05 em SP e dia 29/05 no Rio), além de uma jornada técnica com degustação dos Cavas (dia 1°/06 em SP, e dia 28/05 no Rio), com apresentações voltadas para jornalistas, sommeliers, chefs e estudantes de gastronomia. Em São Paulo, os eventos aconteceram no Hotel Renaissance.
Investiduras internacionais
Esta é a 4ª vez que a tradicional cerimônia catalã é realizada no exterior. Antes de Eduardo Paes, outras figuras públicas que receberam o título de “Confrade de Honra” foram: o jogador espanhol de basquete Pau Gasol, em Los Angeles, em 2009, o prestigiado arquiteto Toyo Ito, homenageado no ano de 2010, em Tóquio, e, no mesmo ano, em Nova Iorque, o cardiologista Valentí Fuster, Diretor do Instituto Cardiovascular do Hospital Mount Sinai, também passou a integrar a Confraria.
Formado em enologia pela Universidade de Dijon, na França, Gramona representa a quarta geração de produtores em sua família, trazendo consigo toda a experiência, tradição e conhecimento sobre a produção do Cava.
“A produção de Cava foi iniciada em 1872, em Sant Sadurní d’Anoia, conhecido como berço e capital do Cava. Atualmente, 85% do vinho espumante segue sendo produzido na região, já que as características do solo local favorecem o cultivo da fruta”, comentou Jaume Gramona, vice-presidente da confraria.
Como destacou o enólogo e produtor, o Cava produzido nesta região utilizam o três tipos de uva permitidos: Macabeo, Xarel.lo e Parellada.
Já na degustação pudemos conhecer de perto 18 rótulos diferentes, das marcas Segura Viudas, Juve y Camps, Gramona, Freixenet e Cordoníu.
“Há algum tempo, era comum associarem o Cava às sobremesas. Na verdade, trata-se de um vinho mágico, que combina com qualquer tipo de comida, basta conhecer a bebida e saber harmonizá-la com diferentes pratos”, recomenda Gramona.
Distribuído em mais de 140 países, o vinho espumante Cava vende 200 milhões de garrafas por ano. O mais procurado ainda é o doce, porém o espumante rosé vem ganhando cada vez mais espaço nas taças de alguns apreciadores espanhóis.
Entre os Brasileiros, o Cava ainda tem um vasto caminho a percorrer, mas sua alta qualidade já conquistou muitos admiradores por aqui. “O Brasil é um pais enorme, quase um continente se comparado à Espanha, e possui um invejável potencial de crescimento. Por isso, fazemos questão de trazer nosso produto a este mercado, e temos certeza que conquistaremos os mais exigentes paladares”, concluiu Sr. Pedro Bonet, presidente da Confraria del Cava Sant Sadurní.
Na degustação encontrei um dos Cava que mais me cativa, todas as vezes que o degusto, o Gramona Imperial Gran Reserva, este, safra 2006, e para homenagear o palestrante Jaume Gramona, fica esta a foto do evento.
Outro que não posso deixar de citar é o Juvè & Camps Gran Reserva da Família 2007.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: