sábado, 24 de março de 2012

Duo de pato no Bacchus at Wedgewood com o vinho Pétales d’Osoyoos 2008



Meninas e meninos,
Mais uma aventura emocionante para nós amantes da boa gastronomia.
O Bacchus at Wedgewood, é descrito como um elegante oásis no coração da dowtown Vancouver, e realmente o é.
O único pertencente ao Relais & Chateaux em Vancouver e um dos 14 do Canadá, o Bacchus fica no hotel do mesmo nome, requintado e elegante, com música ao vivo, e gastronomia internacional assinada pelo chef Lee Parsons.
Para beber, escolhi dentre os bons exemplares do mundo todo, mais um do Canadá, da Osoyoos Larose Winery, Okanangan Valley, British Columbia o Pétales d’Osoyoos 2008, um corte bordales de 80% Merlot; 11% Cab.Sauvignon; 6% Petit Verdot; 2% Cab. Franc e 1% Malbec.
Fermentado em tanques de inox, descansa em barris de carvalho francês usados de 1º e 2º usos na proporção de 60/40.
Desta vez, não pude ficar sem pedir um balde de gelo para resfriar o vinho, pois os ambientes são sempre muito quentes, e por incrível que pareça, os vinhos não ficam em adegas refrigeradas, ao menos foi o que o simpático Zoran, descendente de Búlgaros disse.
Aromas muito frutados, algo doce que creio seja da Petit Verdot.
Especiarias como o cravo e cardamomo aparecem com o tempo em taça, aparecem também a pimenta, um sutil animal, e certo terroso, que deve ser da Cab Sauvignon.
Confirma em boca as frutas, a pimenta e especiarias.
Taninos se mostram ainda meio duros, e o álcool de 13,5% , depois de resfriado o vinho, se enquadrou e equilibrou-se bem com a acidez muito boa.
Não foi o vinho que mais me agradou dos que tomei de Okanangan Valley, ainda o Cabe.Franc Hester Creek Reserve Block 1 2009, foi o campeão, mas harmonizou bem com o prato, que, aliás, estava fantástico.
Se o vinho perdeu, o prato foi o melhor de todos os provados nas minhas aventuras gastronômicas em Vancouver.
Duo de pato Brome Lake, com peito braseado e perna confitada, fondant de batatas e butternut squash(abóbora), tudo regado ao molho de vinho do Porto.Espetacular.
O Merlot, em maior quantidade, e o álcool de 13,5% ajudando, casou como uma luva com o confitado, e o braseado de tão sutil e leve, veio junto na harmonização, completando-a.
Para não deixar de lado os vinhos de sobremesa, um blackberry crumble(a compota de frutas feita com várias blackberries), com sorvete de baunilha, pedi um IceWine Gehinger, feito com a Riesling, e um Porto Taylor Flagdate Tawny 10, que ficaria para o café também.
Só de relembrar desta noite, já estou com vontade de lá voltar.
Bacchus at Wedgewood Hotel
http://www.wedgewoodhotel.com
Osoyoos Larose Winery
http://www.osoyooslarose.com
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: