quarta-feira, 7 de março de 2012

Bodegas Nieto Senetiner unem tradição e modernidade em lançamento de novos produtos


Meninas e meninos,
Convite feito, e logo aceito, fui ter à casa da Bodegas Nieto Senetiner em São Paulo, para um encontro entre jornalistas e formadores de opinião, onde através da tecnologia posta à disposição, tivemos uma degustação virtual dos mais novos lançamentos da bodega, comentada pelo enólogo argentino Roberto Gonzales.
Foi interessante o modelo adotado, pois em tempo real, e com possibilidade de perguntas e respostas, degustamos os vinhos com e na presença de quem os faz. Degustamos cinco vinhos, sendo dois espumantes e três tintos.
Começando pelos espumantes;
1- o Grand Cuvee me agradou muito, pois é fresco, cor ligeiramente salmonada, proveniente da Pinot Noir da qual é vinificado. Boas borbulhas, aromas de lichias e mamão papaya, floral evidente, em boca cítrico, longo, agradável, ideal para nossos dias de verão.
2-Cadus Champenoise Brut Nature, que apesar do nome, tem 4,5g/l de açúcar residual, é mais austero. Corte de Pinot Noir(70%) e Malbec, permanece 18 meses em contato com as borras, e ao final, quando da adição do licor de expedição, um leve toque de aguardente envelhecida em carvalho. Cor mais salmão, aromas de frutas maduras, tostados, confirmando ambos em boca, acidez boa, fresco e mantendo suas borbulhas por bom tempo em taça.
3-Malbec D.O.C 2009 varietal desta uva, primeiro dos tintos degustados e que me agradou muitíssimo, sua ótima relação preço X qualidade, também ajuda, pois tem preço sugerido em torno dos R$ 36,00. Frutas maduras e doces no olfato, sutil figo como a própria descrição do enólogo, e confirmado em boca, acidez média, mas equilibrada com taninos, presentes e bons, e álcool de 14,5%, que em nada se fez sentir, vinho fácil de se gostar.
4-Don Nicanor Malbec Barrel Select 2009 varietal que permanece 12 meses em barris selecionados e que chegam a custar cerca de 50% mais que barris bons usados em outras linhas. O único que me pareceu algo mineral no nariz, depois de certo tempo em taça aparece a banana e muita fruta, confirmadas em boca, taninos suaves, álcool em 14%.
5-Cadus Grand Vin 2008, um corte de 50% Malbec, 30% Cab.Sauvignon e 20% Bonarda, com 12 meses em carvalho francês e mais 24 meses em garrafa. Espetacular vinho, exuberante no olfato com especiarias(canela), frutas maduras e doces, figos em compota, floral, um sutil empireumático( tostado do barril) e vegetal gostoso, fresco. Em boca os descritores olfativos são confirmados, fazendo valer o variado e gostoso elenco de sabores. Com 14% de álcool e taninos macios e presentes, é um vinho que vai longe se bem guardado, e que seu apogeu deverá estar por vir dentro de mais uns 3 a 4 anos, a meu ver. Sua ótima acidez, talvez devida à Bonarda, o faz o mais gastronômico dos tintos, me lembrando de imediato um bom assado, uma caça de penas ou pelos e queijos mais curados, Seu preço sugerido na casa dos R$ 140,00 valem cada centavo. Quem importa e distribui os vinhos da Bodegas Nieto Senetiner é a Casa Flora www.casaflora.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: