sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Herdade São Miguel apresenta o Herdade da Pimenta Single State

Meninas e meninos,
Proprietário e enólogo de uma das quintas mais premiadas de Portugal Alexandre Relvas Junior, da CAAR-Casa Agrícola Alexandre Relva, em uma degustação para a imprensa, nos mostrou suas novidades, O Herdade da Pimenta e o Herdade São Miguel Late Harvest, seu primeiro vinho de sobremesa.
Adquirida por Alexandre Relvas em 1997, a Herdade está situada no concelho de Redondo, centro Alentejano, dentro dos limites do Distrito de Évora, aos pés da Serra d´Ossa. A zona caracteriza-se por um clima quente e seco no Verão e rigoroso no Inverno. Chuvas com média anual de 540 mm.
Possui cerca de 175 ha de área total, dos quais 35 ha são de vinhas plantadas em solos franco-argilosos, derivados de xisto, durante os anos de 2001, 2002 e 2003.
Para suprir seu vigoroso crescimento, mantém acordos com produtores, todos da região norte do Alentejo. Entre as cepas tintas, ALICANTE BOUSCHET; ARAGONÊS; CABERNET SAUVIGNON; CASTELÃO; SYRAH; TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA; TRINCADEIRA
Entre as brancas, ALFROCHEIRO; ANTÃO VAZ; ARINTO; AVESSO; AZAL; ENCRUZADO; FERNÃO PIRES; LOUREIRO; MERLOT; MOSCATEL; ROUPEIRO; SAUVIGNON BLANC; TINTO CÃO; VERDELHO; VIOGNIER, possui ainda 97 ha de sobreiros, plantados entre 1998 e 1999.
Sua Adega foi projetada e construída em 2003, no centro das vinhas da Herdade de São Miguel, sendo concebida para vinificar anualmente 1.000.000 de quilos de uvas. Para se ter uma idéia do crescimento da vivícola, em 2011 foram colhidas 3.000.000 de quilos de uvas, que em média têm rendimento na vinha entre 5 e 7 ton/ha.
Degustamos belos vinhos como os monocastas(varietais) Herdade São Miguel Antão Vaz, e os Tourigas Nacional e Franca, todos da safra 2010. O Touriga Franca encanta pelo aroma floral, canforado, com frutas como maçãs vermelhas, sutil mineral.
Em boca confirma a maçã, muito boa acidez tornando-o fresco, taninos se mostram, mas sem defeitos, e aparecem após algum tempo, aromas de café e um “adocicado” lembrando doce de frutas.
Seu teor de álcool é de 14% e em nada incomoda, e estagia em barricas por 9 meses. Lembrei-me imediatamente de um polvo grelado para acompanha-lo.
Dos cortes, degustamos o muito bom São Miguel dos Descobridores 2009, Alicante Bouchet e Touriga Franca, com 50% de cada. Passa por barris franceses e americanos por 12 meses.
Herdade São Miguel Reserva 2009, corte de Alicante Bouchet(70%), Aragonês e Cabernet Sauvignon, com 15% cada. Estagia em carvalho francês por 13 meses.
Herdade São Miguel Private Collection 2009, corte de Alicante Bouchet(40%), Touriga Franca(40%) e Aragonês, seu topo de gama, com passagem por barris franceses durante 24 meses.
Mas o que mais me encantou foi o Herdade da Pimenta 2009, que foi apresentado como novidade de importação pela Cantu, a Importadora que Importa, que é a responsável pela vinda dos vindos dos Relvas.
Logo de saída aparece um mentol gostoso e refrescante, com frutas supermaduras, algo de ameixas pretas em compota ou em calda, em boca a ameixa em calda se confirma, sutil amêndoa e tostados, chocolate, ótima acidez, taninos macios e presentes, com 13,6% de álcool, que bem integrados não se fazem sobressair, em minha opinião o mais gastronômico, tendo harmonizado bem com o nhoque de batatas, com ragú de rabada e também com o Tornedor de filé Mignon envolto em presunto Parma.
Gostaria de prova-lo com galinha D’ Angola...
Par fechar a noite, degustamos o Herdade São Miguel Late Harvest, corte das Tourigas Franca e Nacional e Alicante Bouchet, vinho com 12%de álcool e 70g/l de açúcar residual.
Herdade São Miguel
http://www.herdadesaomiguel.com
Cantu
http://www.cantu.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: