terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Estância Guatambu e o Luar do Pampa Gewürztraminer 2011



Meninas e meninos,
Quando conheci os vinhos da Estância Guatambu, foi por ocasião da V Avaliação Internacional de Vinhos em 2010, da qual fui um dos jurados, e onde o vinho Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon recebeu medalha de prata.
Situada em Dom Pedrito, no coração do pampa gaúcho, na fronteira com o Uruguai, a Estância Guatambu é uma empresa familiar dedicada a gerar produtos primários e agroindustriais, destacando-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária, sendo suas atividades centradas na integração de ambas.
A produção das uvas é marcada por um terroir com mais de 2.300 horas de luminosidade durante o período vegetativo da videira e escassez de chuvas no verão, garantindo a maturação fenólica das uvas e a opulência de seus vinhos.
São cultivadas as tintas Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Merlot e Tannat, e as brancas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Gewürztraminer, com os vinhedos cuidadosamente planejados e manejados conforme as tecnologias mais modernas que existem em viticultura. As mudas são importadas da França e Itália e conduzidas no sistema espaldeira.
Bem, mas falando do Luar do Pampa, Domingo, dia mais que apropriado para exercitar meus dotes culinários, e resolvi preparar uma massa com frutos do mar, com molho a base de tomates, mas com ligeiras modificações, que me garantissem a harmonização ideal com a Gewürz.
Aromas florais marcantes, frutado lembrando a lichia, e sutil mineral.
Em boca este frutado da lichia se junta, ao cítrico e ao mineral, aparecendo também um “adocicado” que lembra doce de batata doce (incrível o que nossas memórias olfato-gustativas nos lembra, pois o vinho é bem seco).
Pelo “adocicado”, e pelo cítrico, pensei e coloquei no molho de tomates um pouco mais de cenouras que de costume. Temperei as lulas e camarões com bastante pimenta do reino, um toquezinho de alecrim, alho e cebola abundantes, suco de limão e um meio copo do próprio vinho, que tem agradáveis 12,7% de álcool.
Peguei um maço de aspargos frescos e coloquei em água fervente, tempo o suficiente para branqueá-los, separei as pontas para uma entrada fria, e as partes macias do talo, coloquei junto no molho, não sem antes passa-los ligeiramente no azeite extra virgem onde fritei alho e cebola, antes de colocar os tomates super maduros.
Espaguete ao dente é claro, e molho nele, com todos os frutos do mar, previamente salteados em azeite, o suficiente para mudarem de cor.
Confesso sem modéstia, que o prato ficou fantástico, assim como a combinação do Gewürz, bem refrescado em balde de gelo, completando e limpando a boca.
Estância Guatambu
http://www.estanciaguatambu.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Rômulo e Angel disse...

De fato, o vinho é extremamente refrescante, como se fosse "temperado" em especiarias! Mineral, mais foral, lembrando algo como cravo, jasmim, cítrico... marmelo, talvez. Grande exemplar dos Pampas!

Álvaro Cézar Galvão disse...

Rômulo e Angel, obrigado pelos comentários.
Se puderem continuar interagindo com outros textos, serão sempre bem vindos, só peço que mandem e-mail para mantermos contato.
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão