terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pirarucu Salgado ao Molho de Cebolas, Tomates, Pimentão e Leite de Coco, acompanhado de Viradinho de abobrinha Brasileira e banana-da-terra assada.



Meninas e meninos,
Para falar um pouco mais desta nossa última degustação do Taninos no Tucupi, onde harmonizamos vinhos com gastronomia Brasileira, este título extenso, foi o prato principal de nosso encontro.
Muitos foram os vinhos que se harmonizaram bem, mas alguns foram destaque, segundo minha impressão, que não necessariamente expressou a soma de pontuação coletiva.
Como vinhos exclusivamente, sem harmonia um Livio Felluga Terre Alte 2003 da Mistral, que o amigo Tagliari levou. Estava já declinando, mas ainda cheio de aromas e gostos, não foi um vinho unanime, há de se entender gostos pessoais, e um Prado Rey 2009 que o Ivo levou, rosado de primeira linha, e como sou fã destes vinhos, nem preciso dizer o quanto agradou.
Mas para mi, o vinho que harmonizou por completo com o prato foi o Herrenweg de Turckein Riesling 1998, um Alsaciano da Expand. Ótimo, mineral, ainda com sutil floral apesar da idade e boa acidez.
Com o mineral expressivo, boa acidez, o doce floral, a meu ver, foi complemento importante para a textura do peixe, da “gordura adocicada” do leite de coco, e a extraordinária crocância da farofa ou viradinho.
Quem ganhou como harmonização, foi como disse na postagem anterior sobre o tema, o Casa Lapostolle Cuvée Alexandre 2008 Chardonnay, mas realmente quem ganhou fomos nós, mais uma vez com a experiência fantástica. Harmonia entre gastronomia, amizade, bons vinhos... vejam
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: