sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Encontro da confraria Taninos no Tucupi realiza mais uma harmonização brazuca no Restaurante Tordesilhas.



Meninas e meninos,
Em mais uma, a última do ano, reunião da confraria Taninos no Tucupi, que por objetivo maior tem, o de harmonizar vinhos com os pratos tipicamente Brasileiros, os confrades sob a régia condução de nossa mentora, primeira e única, a eficiente e linda Cris Couto, degustamos a belíssima preparação gastronômica que a sempre competente Mara Salles, com a supervisão organizacional do amigo Ivo nos propôs.
Cardápio:
1-Pão de Tapioca- a coisa mais rica, especial e espetacular que já provei em matéria de pãezinhos para couvert .
2-Salada de alface Romana baby, ao molho de limão Cravo, lascas de Tucumã e queijo de Qualho grelhado.
3-Tigelinha de frutos do mar(caldo de Tucunaré com pedaços do peixe, camarão 7 barbas, mini lulas, sururu, batatinha miúda e ovo de codorna).
4-Pirarucu salgado, ao molho de cebolas, tomates, pimentão e leite de coco, acompanhado de Banana da Terra assada e um ma-ra-vi-lho-so viradinho de abobrinha Brasileira, usando a farinha d’água(crocância insuperável).
5-Mix de frutas da Amazônia Peruana, de onde a Mara tinha acabado de chegar de uma expedição gastronômica, contendo: Lúcuma (a coisa mais deliciosa já por mim provada em termos de frutas exóticas, uma polpa saborosíssima), Ubos(cajá, taperebá), Fruta Pepino(parece um melão) e Aguaymanto(physalis), acompanhados de raspadinha de Açaí.
Isto posto, os confrades Agilson Gavioli; Beto Duarte; Cris Couto; Daniel Perches; Ivo Ribeiro; Maurice Bibas; Maurício Tagliari; Ralph Schaffa; Walter Tommasi e eu, desfilamos 12 garrafas dos mais puros néctares, por nós escolhidos para a ocasião.
Claro que depois de muita fumaça preta, a fumaça branca da concórdia vínica se fez presente e “habemos campioni” um, Chardonnay barricado Casa Lapostolle Cuvée Alexandre 2008, importado pela Mistral, que nossa poderosa soberana confreira Cris Couto levou! Diga-se de passagem, que para compensar que o meu vinho não levou a faixa, ao menos votei no campeão.
Para ilustra esta postagem, não colocarei a foto do vinho e nem a das gastronomias perpetradas, estas ficarão para uma segunda e terceiras postagens, mas coloco aqui a mentora destas maravilhas que nos propiciaram momentos únicos ao longo do ano, junto à sua fiel escudeira Talita no Restaurante Tordesilhas, preparando os pratos cuidadosamente, sem nos esquecermos de agradecer à brigada fabulosa que nos atende com “exclusividade”.
Teremos mais, aguardem.
Tordesilhas
http://www.tordesilhas.com


Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: