sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Vinícola Mont Marçal apresenta seus Cavas em almoço harmonizado

Meninas e meninos,
Em uma reunião muito prazerosa, coordenada pela amiga Denise Cavalcante, onde foram reunidos vários jornalistas e enófilos junto aos representantes da Importadora Vinho Sul, Flávio Queiroz e Fábio Gregório, fomos apresentados aos bons Cavas, os espumantes espanhóis, da vinícola Mont Marçal, pelo seu representante Jaume Garcia.
Uma das mais recentes aquisições no portfólio da importadora, os espumantes chegam em 4 versões, que provamos com vontade e de bom grado, com a gastronomia típica espanhola do Don Curro.
Sob a D.O Cava, a Mont Marçal, fundada em 1975 por Don Manuel Sancho, tem hoje a vinícola, como dirigente, Blanca Sancho, filha do fundador.
A casa que abriga a adega, é uma construção originalmente do séc XIV, e sua propriedade conta com 40 ha de vinhas com as variedades Macabeo, Xarello e Parellada para os espumantes, Conta também com a Tempranillo e as variedades francesas Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon.
Provamos os Cavas Palau Brut e Palau Semi-Seco, e os Monta Marçal Brut Reserva e Cava Gran Cuvée Brut.
Todos os vinhos se apresentaram muitos interessantes, frescos e agradáveis, com o Palau Brut se mostrando muito interessante para harmonizações gastronômicas devido aos seu intenso frescor.
O Palau Semi-Seco, mesmo sendo de uma categoria de espumantes onde meu paladar não se sente à vontade, apesar dos 35g/l de açúcar residual, este não chega a incomodar, pois sua acidez notável, ajuda a equilibrar o dulçor.
Mas o meu preferido foi mesmo o Cava Gran Cuvée Brut:
40% Xarello; 25% Macabeu, 20% Parellada e 15% Chardonnay, com envelhecimento mínimo de 15 meses em garrafa, tem uma cor amarelo claro, com aromas complexos, variando conforme o tempo em taças.
Primeiro abrem-se os cítricos como a cidra e lima da Pérsia, depois aparece um doce de marmelo, florais e sutil mineral. Em boca confirma as frutas, o mineral, e tem um leve amargor final que não chega a incomodar, fica apenas a lembrança. Com o passar do tempo, aparecem os tostados tão requisitados nos bons espumantes.
Com apenas 8 g/l de açúcar e acidez ótima, se presta muito bem a várias combinações no campo da gastronomia, fiquei pensando num polvo, por exemplo...
Vinho Sul
www.vinhosul.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: