terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ravin apresenta a singularidade e tradição dos vinhos Frescobaldi



Meninas e meninos,
Em um encontro dos mais agradáveis e instrutivos, na presença do gerente de exportação da vinícola Toscana mais que conhecida, Gianluca Carbone, da Marchesi de´Frescobaldi, degustei vinhos que seriam todos merecedores de serem postados, mas, como eu costumo privilegiar algum rótulo, e desta feita não será um branco, segue um pouco desta degustação que junto à gastronomia do Vinheria Percussi, foi total sucesso.
Degustamos 7 vinhos, de todas as faixas de preços e para todos os gostos, e eu elegi o - Tenuta Di Castiglioni Frescobaldi IGT 2008 como o vinho do almoço.
A tradicional vinícola Marchesi de´Frescobaldi representa uma referência na elaboração de vinhos e faz parte da história da Itália. Localizada na região da Toscana e com mais de 700 anos de tradição(mais de 30 gerações), a empresa que nos séculos XV e XVI era uma das únicas fornecedoras de vinhos para muitos estabelecimentos da família real em toda a Europa incluindo a corte papal, está hoje em mais de 80 países compartilhando sua paixão pelos vinhos de castas Merlot, Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Pinot Bianco.
-Castello Di Pomino Bianco DOC 2009, com uvas Chardonnay e Pinot Bianco, frutas brancas e floral nos aromas, o marmelo aparece bem, confirma em boca as frutas, longo e com acidez boa para a gastronomia.
-Pater IGT 2009, um 100% Sangiovese ótimo, gostosa acidez que esta uva proporciona pedindo comida, muita fruta, passa por carvalho só 2 meses.
-Nipozzano Riserva Chianti Rufina DOCG 2007- 90% Sngiovese e os 10% restantes de “outras uvas”. Muita especiaria, bom vinho em relação preço X qualidade R$ 115,00, passa 24 meses em barris de carvalho.Muito bom para acompanhar carnes aos molhos ácidos como o de tomates, massas, queijos.
-Castelgiocondo Brunello Di Montalcino DOCG 2006-100% Sangiovese como convém aos Brunello, vinho impecável, sem restrições.Sofre uma maceração longa de 32 dias com as cascas, estagia em barris de carvalho esloveno e francês por 48 meses, este também muito bom para carnes, mas as caças devem ter prioridade.
- Mormoreto IGT 2008, este corte de 60% Cab Sauvignon; 25% Merlot; 12% Cab Franc e 3% Petit Verdot. A UVA Petit Verdot é o máximo, mesmo com 3% ele aparece, maravilhosa, carnuda, passa por madeira durante 24 meses.Vinho com acidez e álcool de 14,5% equilibrados com os taninos ainda presentes e gostosos, sugerindo carnes vermelhas guisadas, ou carnes braseadas. Para queijos amarelos e salgados também deve ser ótimo.
- Luce IGT 2006- A vinícola Luce Della Vite, localizada na região de Montalcino (Toscana) e que surgiu em 1995 após parceria entre a família Frescobaldi e a vinícola da Califórnia de Robert Mondavi, foi a primeira vinícola a combinar as uvas Sangiovese e Merlot na região. Hoje, a vinícola é totalmente administrada pela Marchesi de´Frescobaldi e faz parte da Holding Tenute di Toscana, 45% Sangiovese e 55% Merlot, passa 18 meses em barris e mais 12 em garrafa, Somente 12.000 garrafas anuais são feitas, ótimo vinho, estruturado, 15% de álcool, que não aparece isolado, encorpado e com toques animais e de couro.
Mas o vinho que me agradou muito, o Tenuta Di Castiglioni Frescobaldi IGT 2008, é mais um corte diferenciado, por isso IGT, com 50% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot, 10% Cabernet Franc e 10% Sangiovese.
Passa 12 meses em barricas e mais 2 em garrafa antes de ir ao mercado.
Vinho aveludado e macio, muita fruta no olfato e em boca, trás toques de frutas mais frescas que em compota, leve floral(mel)talvez até do barril, alguma especiaria, longo, taninos presentes e bons para carnes mais gordurosas, carnes assadas, a acidez da Sangiovese se destaca ajudante na harmonização.
Quem importa os vinhos da vinícola Marchesi de´Frescobaldi é a Ravin.
Não poderia deixar de destacar o cardápio que os amigos Silvia e Lamberto Percussi nos brindou:
Antipasto com Carpaccio di Salmone
Primo Piatto com Tagliatelle Fresche al Funghi e Mascarpone
Secondo Piatto com Filetto di Manzo al Gorgonzola e legumes

Vinheria Percussi


Ravin
www.ravin.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: