quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Comprar vinhos sem provar, só com indicação.

Meninas e meninos,
Ontem em uma aula que dei no SENAC, me perguntaram se eu compro vinhos sem antes ter degustado e aprovado, ou sem que tenha recebido indicação de alguém idôneo.
Disse que depende, pois há situações a definir, e vamos a elas.
1-Se a compra é efetivada em loja especializada, importadora ou site da mesma, ou pela internet, onde hoje existem bons sites de compras, ok, sem problemas, desde que haja alguém que assuma a responsabilidade da escolha dos vinhos, tanto na importadora, quanto na loja e na web.
2-Mesmo quando não conhecemos os vinhos, mas o responsável pela seleção dos mesmos, seja em qual veículo de vendas for, é confiável e conhecedor da matéria, sabemos que a seleção tende a catalogar o que tenhamos de melhor no mercado.
Claro que gosto é muito pessoal, e temos pessoas que escolhem por preço, por uvas, por paises, mas via de regra, em qualquer lugar destes citados, devemos encontrar bons exemplares para todos os gostos e bolsos, senão a seleção não foi a mais perfeita, ao menos em minha opinião.
Faz algum tempo, fiz meu cadastro no site de compras exclusivo COQUELUX, onde somente por convite, é possível ser admitido, e agora, para minha grata surpresa, fiquei sabendo que a responsável pela área de vinhos, é minha amiga Eliana Araújo, que assim como eu, deixou sua formação profissional de lado, para viver a magia dos vinhos como profissão. Claro que não podia deixar passar em branco esta oportunidade, e por e-mail fiz algumas perguntas para ela, e vejam suas respostas:
DivinoGuia: Eliana, depois que largou a atividade de sommelière em restaurantes, o que mais te motivou a continuar no mundo dos vinhos?
Eliana Araújo: Investi muito em conhecimento, editei de forma independente as três edições do Passaporte do vinho, e escrevo o quarto neste momento. Sou movida a desafios, depois de quase 10 anos de trabalho em restaurantes, em 2010 senti, a necessidade de buscar novas fronteiras de trabalho, me tornei colunista da Revista Casa e Comida.
DG: Onde mais atua?
E.A: Percebi em pesquisas acadêmicas que o comportamento do consumidor de vinhos passa por um fenômeno de globalização, onde as compras on-line tornaram-se uma fonte de excelentes descobertas de uvas raras e vinhos de vinícolas boutique, e passei a me interessar por este meio de vendas. Lembra que quando nos encontramos em uma degustação algum tempo atrás, lhe disse que teria novidades?
DG: Então o convite do Coquelux caiu como uma luva?
E.A: Recebi o convite para realizar uma consultoria ao site Coquelux, era o ingrediente que faltava para atuar de forma personalizada no universo brasileiro de vinhos que atualmente dispõe de aproximadamente 22.000 rótulos, e nada melhor do que me tornar uma Personal Sommelière para realizar escolhas especiais para o seu dia-a-dia. Ter uma mente efervescente lembra um bom Champagne...na temperatura ideal para não explodir, perlages continuas formando um delicado colar de pérolas com seu mousse, acidez equilibrada para negociar bons vinhos e finalização intensa sempre com a meta de surpreender os paladares mais exigentes. Sempre digo que ser Sommeliére é a condição de ser uma embaixadora da cultura do vinho, que deve preocupar-se sempre em compartilhar seus conhecimentos. Um brinde ao nosso encontro!
DG: Parabéns minha amiga e porque não, parabéns à Coquelux e aos seus cadastrados.
Entrando no site Coquelux, utilize o link abaixo que a Eliana me mandou.
http://bit.ly/t4efTO
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: