quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mais Paladar Cozinha do Brasil edição 2011

Meninas e meninos,
Antes de pegar o avião para Bento Gonçalves, para onde me dirijo para ser jurado na 19ª Avaliação Nacional de Vinhos, deixo uma degustação comparativa das mais interessantes, pois creio que seja tema corriqueiro nas conversa de boteco então um brinde!

Ainda sobre os belos painéis que participei nesta edição do evento promovido pelo caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo, uma das mais interessantes degustações foi a que Manoel Beato e Roberto Fonseca, ambos expoentes em fermentados, um, expert em vinhos, o outro em cervejas.
O tema foi comidinhas de boteco harmonizadas com ambas as bebidas, e que vença o melhor, e claro, a opinião aqui é a minha certo?
Azeitonas com Weissbier ou com Jerez Fino, ambos se saíram bem.
Empada de palmito com Bamberg ou com Chablis, deu o vinho na cabeça.
Lingüiça com Rosso di Montalcino e Pinot Noir Fostaleza do Seival ou Brown Ale da Brooklin Brewer, aqui para mim, o Pinot saiu perdendo e tanto o Rosso quanto a cerveja empataram, e não gostei muito da combinação.
Croquete de carne, novamente os Rosso, e Pinot Noir e cerveja Eisenban Dunkel, ambos os vinhos se saíram bem, mas a cerveja ganhou.
Bolinho de bacalhau com Sauvignon Blanc Casas Del Bosque e Tripel Karmelier (que leva cevada, trigo e aveia) só posso dizer que bolinho de bacalhau bem feito é ótimo até com café, agora esta cerveja é divina, bem cítrica e com 9%de álcoo!
Torresmo com Jerez e cerveja Bamberg Rauchbier, tanto o vinho quanto a cerveja vão bem.
Harmonizar gastronomias várias e bebidas sejam elas quais forem é arte, bem sei, mas considerações técnicas à parte, o que importa é o prazer que possam dar, tanto um quanto o outro, sejam separados ou unidos, portanto, vale a prática e também o paladar de cada um, que está acima do bem e do mal em qualquer circunstância
Na foto as cervejas já que a oportunidade mostrou vinhos mais ou menos conhecidos.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: