segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Magnum Importadora me mostra seu Valpolicella Ripasso DOC Musella 2006.

Meninas e meninos,
Quando da última edição do ótimo encontro de vinhos, onde os amigos Beto Duarte e Daniel Perches reúnem um bom elenco de importadoras e de vinícolas Brasileiras, meus amigos da Magnum Importadora, Eric Witer e Raphael Zanette, me mostraram alguns vinhos, dentre eles o Chocalan Syrah Reserva 2009, do qual falarei depois e o ótimo Valpolicella Ripasso Musella 2006(a foto mostra o rótulo do 2003).
Azienda Agricola Musella
Musella, uma aristocrática vila do século XVII, fica perto de Verona, nas belas colinas de San Martino Buon Albergo. A produção de vinhos no local, a cargo da família teve início na segunda metade do século XIX, inspirada pelo talento de Cesare Trezza di Musella, que introduziu inovações no plantio das videiras.
Hoje, sua sede ocupa construções do século XIV cuidadosamente restauradas e rodeadas de verdes jardins. Respeitando as tradições, um dos antigos prédios foi transformado em adega para as barricas e equipado com a mais moderna tecnologia destinada a desenvolver um produto de requintada qualidade.
Três diferentes vinhedos em três diferentes colinas, todas ricas em florestas e com fontes naturais, somam os 400 hectares da área dessa vinícola, cravada em Monte Del Drago, Perlar e Palazzina.
A diversidade da composição do solo e sua localização garantem a produção de uma grande variedade de uvas para a elaboração de seus vinhos: Valpolicella Superiore, Amarone Della Valpolicella, Recioto Della Valpolicella, Vigne Nuove, Monte Del Drago e Bianco Del Drago.
Este Ripasso, vinho que é “repassado” sobre as sobras de mosto do Amarone, que utiliza as uvas passificadas(vindo de uvas passas: o termo, hoje com estas guerras acontecendo, é bom esclarecer, para que não seja confundido com pacificadas, desculpem-me ao resisti!), confere ao vinho um corpo e um caráter mais estruturado, aromas mais doces e um pouco mais de álcool, esta safra está com 13,9%.
Olfato frutado, com algo de evolução gostosa, talvez até pelas barricas que não creio sejam de 1º uso, pelas quais passa por 12 meses, surgem balsâmicos, terrosos, a madeira aparecendo de leve com tostados. Em boca confirma as frutas, algo de chocolate(tostado da madeira), longo, estruturado, boa acidez, um ótimo companheiro das gastronomias mais suculentas e nervosas como as caças, carnes brasadas, massas com ragús diversos.
Para quem gosta dos vinhos das uvas de Valpolocella, Corvina, Rondinella e Molinara como eu, este exemplar é muito bom para comparações, pois aporta uma Barbera no corte.
Magum Importadora
www.magnumimportadora.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: