segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sidra ou Ice Sin, este espumante é bom.



Meninas e meninos,
Quando se fala em Sidra, nos vem logo à mente espumantes de qualidade duvidosa, geralmente adocicados, mas é uma injustiça o termo Sidra ter sido usado e tido por muitos, como sinônimo destes fermentados espumosos, pois tanto na Espanha como na França e Inglaterra, a Sidra tem prestígio e é sempre lembrada como bebida festiva, alegre e fácil de se beber e de se gostar, porém nunca de qualidade duvidosa.
A Sidra é um espumante, que utiliza o mosto de maçã fermentado como matéria prima.
No Brasil, há uma Sidra, cujo nome é Ice Sin Charmat, sendo o Charmat agregado ao nome, em razão do método de espumatização, e é elaborado pela produtora de maçãs e vinhos de São Joaquim, a Sanjo.
Degustei a Ice Sin um pouco mais gelada, como se estivesse degustando um Moscatel, perto dos 6ºC.
Aromas frutados, sutil floral, talvez pelo mel que se destacava no fundo da taça, borbulhas pequenas e vastas de inicio, depois perdem a força, mas não deixam de impactar a boca.
Acidez boa, creio que podemos nos aventurar até por gastronomias um pouco mais gordurosas, pois também tem um teor de álcool interessante ao redor dos 11%.
Em boca, surpreende pela simplicidade e ao mesmo tempo pelo frescor e bom equilíbrio entre acidez e álcool. Confirma frutas, leve toque mineral, lembrando o solo de origem das maçãs, com boas possibilidades de harmonizações como entradinhas frias, saladas, alguns queijos menos gordurosos e salgados, e lembrei de cara como o acompanhante ideal para o gazpacho.
Permitam-me reproduzir a fica técnica do fabricante.

ICE SIN CHARMAT
ORIGEM: São Joaquim – SC – Serra Catarinense.
TIPO DE MAÇA: Fugi e Gala
GRAD. ALCOÓLICA: 11% vol.
ALTITUDE: 1.100 a 1.300 m.
CLIMA: Montanhoso, frio.
SOLO: Raso, areno-argiloso e pedregoso.
COLHEITA: Manual com seleção das frutas.
PRENSAGEM: Suco extraído a baixas temperaturas através de centrifugação
PRIMEIRA FERMENTAÇÃO: Tanque de aço inox com controle de T°C.
SEGUNDA FERMENTAÇÃO: Tanque aço inox resistente a pressão - Autoclave
NÚMERO DE GARRAFAS: 13.500.

ESTILO: Elaborado pelo método Charmat, o fermentado de maçã traduz toda a qualidade de uma bebida suave e refrescante, onde seu teor alcoólico (11%) se equilibra com o sabor da fruta fresca e o desprendimento das borbulhas alegres e vibrantes.
GASTRONOMIA: Gaseificado naturalmente segundo o método charmat, a bebida, assim como o espumante, está associada a festas e comemorações, devido ao apelo sensorial do desarrolhar e do líquido borbulhante, tão comuns nas explosões de alegria que marcam os momentos especiais. Reunindo estas mesmas propriedades, o Icesin se revela também uma bebida de amplas possibilidades de utilização, acompanhando com elegância as mais diversas harmonizações em happy-hours, coquetéis e refeições leves, e especialidades da confeitaria como croissant, strudel (torta de maça), mil folhas, crepes, panetones e bolos. Temperatura ideal de 6 a 8°C.

Para degustar esta bebida em São Paulo, é preciso contatar minha amiga Fernanda Teixeira, que é quem a distribui por enquanto.
Fernanda
fernandateix@hotmail.com


Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: