terça-feira, 5 de julho de 2011

Quando a Riesling da Nova Zelândia encanta, nada mais precisamos, só desfrutar.




Meninas e meninos,
Com este título, parece que a Riesling sempre será igual na Nova Zelândia, não é o caso, mas como é uma uva com aspectos aromáticos e minerais reconhecidos, apreciados e cultuados, é preciso dizer que como tudo na vida, há Rieslings e Riselings na Nova Zelândia, e o vinho desta uva e desta vinícola, que degustei no evento almoço proporcionado pela Decanter Importadora de Vinhos, que por sorte e competência de sua turma mais que eficiente, hoje faz parte de seu portifólio, a premiada Craggy Range, vinícola localizada na região de Hawkes Bay me encantou.
Como básico, a Craggy Range se preocupa em obter o melhor do melhor, do terroir, de suas uvas e de seus vinhos, aliás, degustei vários e todos sem exceção me agradaram muito. Seus principais vinhedos em Martinborough -Te Muna Vineyard, mais frio, produz Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Riesling, e em Hawkes Bay, no Gimblett Gravels Vineyard, mais quente,que segundo Terry Peabody Sr, é muito semelhante ao clima de Bordeaux, a Cabernet Sauvignon; Cabernet Franc; Syrah e Merlot. Desta área, vinifica seus maravilhosos rótulos Sophia.
Fernanda Fonseca, como digo sempre, a assessora que sabe assessorar, escolheu o impecável restaurante TRE BICCHIERI, que serviu um purê trufado, dentreoutras iguarias, digno de repetir-se e repetir-se...
Degustamos os vinhos
-Glasnevin Gravels Riesling 2008- 10% de álcool e 32 g/l de açúcar residual.
Meu preferido não que os outros não sejam adequados, mas pelo fato de ser branco, ideal para nosso clima, impecável nos aromas com frutas em abundância, sutil lima da Pérsia, floral presente sem ser enjoativo, algo picante e ao mesmo tempo refrescante como o gengibre e a pimenta.
Em boca, confirma cítricos, o refrescante do gengibre, o floral, uma acidez invejável e um dulçor grande, nada enjoativo, devido ao frescor, e que em nada incomoda, e torna este vinho fantástico acompanhamento de inúmeras preparações gastronômicas, como queijos, saladas, frutos do mar em várias cocções inclusive em massas. Comida Tai e Japonesa também se sairão muito bem, tenho a certeza.
-Kidnappers Chardonnay 2008
Um dos melhores Chardonnays que degustei da Nova Zelândia, e que se não fosse o Riesling, teria sido meu preferido, já que os outros foram tintos.
Depois vieram
-Te Kahu 2008
Um corte bordalês de encher a boca de água e de desejos, com 54% Merlot; 17% Cabernet Farnc; 14% Cabernet Sauvignon,; 14% Malbec e 1% Petit Verdot, simplesmente completo!
-Le Sol Syrah 2007
-Te Muna Road Sauvignon Blanc 2009
-Te Muna Road Pinot Noir 2008
-Block 14 Syrah 2007

E para finalizar, que pena, estava acabando, uma vertical com os rótulos Sophia, todos cortes bordaleses.
-Sophia 2008 – Corte de 89% de Merlot, 1 % Cab Franc, 8% Cab Sauvignon, e 2% Malbec. 14,4% de álcool, e maturação de 18 meses em barricas francesas, sendo 52 % de primeiro uso.
-Sophia 2007 – Corte de 81% de Merlot, 10 % Cab Franc, 7% Cab Sauvignon, e 2% de Malbec. 14,5% de álcool, e maturação de 18 meses em barricas francesas, sendo 50% de primeiro uso.
-Sophia 2006 – Corte de 85% de Merlot, 10% Cab Franc, e 5% Cab Sauvignon. 14,5% de álcool, e maturação de 18 meses em barricas francesas, sendo 50% de primeiro uso.
-Sophia 2005 – Corte de 64% de Merlot, 34% Cab Franc, e 4% Cab Sauvignon. 14,1% de álcool, e maturação de 19 meses em barricas francesas, sendo 80% de primeiro uso
-Sophia 2004 – Corte de 92% de Merlot, 7% Cab Franc, e 1% Cab Sauvignon. 13,9% de álcool, e maturação de 20 meses em barricas francesas, sendo 70% de primeiro uso.
Gostei de todos, mas os 2004 e 2005, com cortes muito diferentes, foram meus preferidos.
Difícil tarefa esta, pois todos os vinhos, como já disse anteriormente são magníficos.
Terry Peabody Sr, Terry Peabody Jr e Warren Adanson, que vieram representando a Craggy Range; PARABÉNS
Adolar Hermann e sua equipe: PARABÉNS.
Fernanda Fonseca: PARABÉNS.
Ter Bicchieri: PARABÉNS.
Decanter
http://www.decanter.com.br/

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão













Nenhum comentário: