quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pascual Toso tem vinhos e espumantes que agradam.

Meninas e meninos,
Convidado pela Vinoteca Brasil, com o Fernando e o Juarez, mas com o apelo das lindas amigas, meninas eficientes e profissionais, como Andréa Zara da Vinoteca, que importa os vinhos da Bodegas Toso, e Cristina Neves, assessora que organizou o evento, não poderia imaginar, pois não conhecia toda a linha, que degustaria dois espumantes muito bons, além é claro dos vinhos tranquilos, ou seja, aqueles sem as borbulhas, alguns já conhecidos da linha Pascual Toso.
Quando Pascual Toso, imigrante italiano do Piemonte, chegou à Argentina no ano de 1880, nem pensava que dez anos depois, fundaria o que hoje é, uma das bodegas mais prestigiosas e antigas da Argentina: Bodegas y Viñedos Pascual Toso, até hoje, segue o lema Tradição, Autenticidade e Tradição.
Paul Hobbs, consultor desde 2001, deu um caráter global para os vinhos de alta gama, conseguindo a Pascual Toso em 2007, o titulo de melhor produtor Argentino em concurso em Londres.
Como já externei, não conhecia seus espumantes, e degustei dois.
Pascual Toso Extra Brut Chardonnay e o Brut Pinot Noir 2004, um ótimo safrado que gostei muito, ambos pelo método tradicional.
Disse-me Julián Orti, o diretor de exportações da bodega, que a Pascual Toso foi a primeira a vinificar espumantes pelo método tradicional na Argentina, isto em 1920.
O Pinot 2004, com borbulhas finíssimas, abundantes, mousse persistente, com aromas frutados(tutifruti), algo floral e o tradicional brioche bem sutil.
Ótimo em boca, confirmando as frutas, acidez impecável e longo e ótimo retro-olfato.
Degustei os tintos:
-Pascual Toso Reserva Cab Sauvignon
-Pascual Toso Reserva Malbec 2009
-Pascual Toso Alta Reserve Syra 2007
Me encantou tanto no olfato com frutas e especiarias variadas, como em boca, confirmando especiarias, corpulento sem ser excessivo, macio, acidez ótima, equilibrado em álcool,14,3% .Passagem de 14 meses em barris de carvalho americano.
-Pascual Toso Finca Pedregal 2006 Single Vineyard, corte de 80% Malbec e 20% Cab Sauvignon e passagem por barris por 18 meses.
Vinho ótimo, com espetacular acidez, taninos presentes e macios, para acompanhar carnes, ideal.
Para alguns, dentre eles eu, ainda fomos brindados com o topo de gama que Julián trouxe na mala, pois são vinificados somente 40 barricas de carvalho Francês, sendo 28 delas dos melhores Malbec, escolhidos pessoalmente por Paul Hobbs e Rolando Lupinno, enólogo da bodega. Corte 70% Malbec e 30% Cab Sauvignon o espetacular Magdalena Toso 2006, que com 14% de álcool, equilibrado com taninos e acidez, fez a noite mais aconchegante e brilhou no cenário.
Só não foi o meu preferido, porque em questão de relação qualidade X preço, o Alta Reserve Syrah ganhou.
Na verdade fiquei dividido em eleger o Brut Pinot 2004 e o Syrah como os preferidos da noite, então creio que terei que degustá-los com mais calma outra vez, e outra, e mais outra.....
Vinoteca Brasil
www.vinotecabrasil.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: