terça-feira, 7 de junho de 2011

Bodega Ruca Malen apresenta o vinho Kinién Don Raúl 2007, que homenageia Don Raúl de La Motta

Meninas e meninos,
Em jantar coordenado pela amiga e expert em assessoria e vinhos, Fernanda Fonseca, os amigos da Hannover Vinhos, com a presença de Fernando Bosner e Paula Ramalho, nos brindaram, com a vinda de Sebastian Montalembert, sócio proprietário e Pablo Cuneo, enólogo chefe da Bodega Ruça Malen, localizada em Mendoza na Argentina.
Esta bodega se dedica à produção de vinhos de alta gama, com estilo próprio, como comenta sempre Cuneo, e que desde sua primeira safra em 1999, vem conquistando o mercado, tanto interno como externo.
Ruça Malen em mapuche, quer dizer “a casa da jovem”, que conta a lenda foi a mulher que se atreveu a olhar o jovem e belo Deus, tendo por isso pago um preço de se apaixonar e ser transportada ao norte, em um pico de montanha que se aproximava do céu, o Aconcágua.
Fundada em 1988 por dois executivos experientes e apaixonados pelos vinhos, Jean Pierre Thibaud, ex-presidente da Chandon Argentina e Jacques Louis de Montalembert com longa tradição vitivinicola de Borgonha, a bodega se localiza aos pés da cordilheira dos Andes, em Mendoza.
Degustamos alguns vinhos, além do Don Raúl, e o Ruca Malen Chardonnay 2007 me chamou muito a atenção.
Olfato frutado, com cítricos, goiaba e um intenso floral, após alguns momentos, surge um sutil mineral e aromas de leveduras que me lembraram bolacha maizena.
Em boca, confirmam as frutas cítricas, frutas brancas, um toque amanteigado e no retro-olfato, as bolachas.
Cuneo explicou que os cachos são prensados inteiros, trazendo algo de novidade nas complexas palhetas aromática e gustativa. Com 50% do vinho sendo fermentado em barris novos de carvalho francês, permanecendo mais 8 meses em madeira, e sem malolática, apresenta uma acidez muito marcante, tornando este vinho muito fácil de harmonizar com saladas, talvez até um ceviche, queijos vários, principalmente os de mofo branco e de cabra, peixes, massas.
Álcool 13,6% equilibrado, não aparece, bom vinho.
Degustamos o Ruca Malen Cabernet Sauvignon 2006, que tem corte de 5% Merlot e 5% Petit Verdot
Ruca Malen Malbec 2008
Ruca Malen Petit Verdot 2008
Passamos aos de mais alta gama os Kinién com os varietais Malbec e Cab. Sauvigon ambos 2007. À propósito, Kinién em mapuche significa “único”.
Passamos então ao lançamento no Brasil do Kinién Don Raúl 2007, um corte de Malbec(60%); Cab Sauvignon(30%) e Petit Verdot, com rendimentos de no máximo 6000 kg/ha na Malbec; 8000kg/ha na C.Sauvig e 7000hg/ha na P.Verdot.
Faz a malolática em barril, estagiando por 12 meses na madeira com os varietais separados, depois do corte, mais 6 meses em madeira, sendo 90% carvalho Fr e 10% Am.
Achei o vinho ainda jovem para se degustar agora, eu aguardaria mais uns dois anos.
O jantar e a degustação aconteceram no ótimo Aguzzo do amigo Rezende.
Hannover Vinhos
www.hannovervinhos.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: