segunda-feira, 23 de maio de 2011

Prelúdio-Música para o olfato e palato- Família Deicas.



Meninas e meninos,
Estive em animado almoço, junto à vinícola Uruguaia Família Deicas Estabelecimiento Juanicó e seus belos vinhos.
Comandando a degustação, seu presidente, Fernando Deicas, acompanhado de Nicolas Bonino, seu export manager.
Quem importa é a Interfood Importação Ltda, que marcou presença com os amigos Gabriel Cury, e Bruno Airaghi.
Organização perfeita, como sempre, da linda amiga Fernanda Fonseca, e o local não poderia ser mais apropriado, oVaranda Grill do também amigo Silvio Lazzarini.
Degustamos belos vinhos de ótimos preços, como os brancos Don Pascual Brut Blanc de Blanc 2009, um corte das uvas Sauvignon Blanc (85%) e Sauvignon Gris, com aromas frutados e florais, em boca fresco, leve, frutado, boa acidez, algo adocicado, talvez devido ao álcool de 13%, equilibrado, bom corpo e ótimo para gastronomias como saladas, entradas como carpaccio de frutos do mar, massas com molhos leves.
Também alguns peixes grelhados, mesmo algo mais gordurosos como os de rio, pois tem álcool para isso.
Não passa por madeira, só inox.
Nada melhor do que este vinho e o Don Pascual Viognier Reserve 2010 para degustarmos em nosso clima.
Este já passa por madeira, ao fazer sua fermentação alcoólica, frutas abundantes no olfato e confirmadas em boca, este já enfrenta alguns queijos mais fortes e ácidos, frutos do mar grelhados.
Ambos estão na faixa de preço que vai de R$24,00-o Blanc de Blanc, até R$30,00, o Viognier.
Para não deixar de degustar um vinho de mais corpo, o Prelúdio Barrel Select Blanco 2009, aparece com 14% mas totalmente integrados com acidez e corpo, com floral abundante e frutas no olfato, baunilha, amanteigado, confirma o frutado em boca, algo mineral, longo, agradável e também gastronômico.
Fermenta em barricas e estagia sobre suas leveduras por 10 meses, corte de Chardonnay(90%); Viognier(8%) e Sauvignon Gris.
Os tintos, que acompanhamos com as ótimas carnes grelhadas, fizemos uma festa, pois o Fernando nos trouxe na bagagem pessoal, algumas garrafas do Prelúdio Barrel Select, para fazermos uma degustação vertical.
Tradicionalmente o corte, que mudou a partir de 2002, incorporando a Marselan (é vinificado desde 1992, com exceção dos anos de 1993; 1996; 2001 e 2003), é composto por Tannat; Cab Sauvignon; Cab Franc; Merlot e Petit Verdot.
Curioso é que a cada 6 meses, só continuam o processo de amadurecimento as melhores barricas, tal é, que ao cabo de 20 a 20 meses, restam somente as melhores.
Começamos pelo:
2005- corte de Tannat(40%); CS(24%); CF(20%); Merlot(12%), e Petit Verdot e Marselan com 2% cada.
Aromático, com frutas e floral, café, chocolate, confirmando em boca chocolate e frutas, algo cítrico.
2002- corte de Tannat(46%); CS(18%); CF(18%); Merlot(10%), e Petit Verdot(6%) e Marselan com 2% .
1999- corte de Tannat(45%); CS(20%); CF(20%); Merlot(9%), e Petit Verdot(6%), aromas animais, frutas se abrem, é longo e agradável.
1997- corte de Tannat(66%); CS(10%); CF(7%); Merlot(9%), e Petit Verdot(8%). O que mais gostei. Complexo, floral, mineral, muita fruta, acidez impecável em boca, longo e macio.
Na verdade devo dividir em duas partes esta vertical, pois as safras 1997 e 1999 não têm uma uva no corte.
Gostei do 1997, desta primeira leva e do 2005 com o novo corte.
O vinho ícone, o Tannat Cru D’Exception 2005, com 13% de álcool e 24 meses de barril, tem uma ótima acidez, complexo e com muitas frutas e especiarias.
Para completar o quadro, ainda degustamos o Licor de Tannat, uma vinificação fortificada, conservando o açúcar natural e ótimo para sobremesas a base de chocolate.
Obrigado Fernando pela vertical, onde pudemos ver quais diferenças são observadas com os diferentes percentuais das mesmas uvas, sem contar com as diferenças de safra.

Quanto às carnes, bem: Não falei que estávamos no Varanda?

Só senti a falta do amigo Tiago Locatelli, não que o serviço não tenha sido adequado.
Interfood Importação
www.interfood.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: