quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alejandro Vigil, enólogo chefe, mostra vinhos Catena Zapata na Mistral



Meninas e meninos,
Em mais uma ótima degustação, tanto no que se relaciona aos vinhos, como em seu formato, a Mistral trouxe para uma apresentação, o enólogo chefe, Alejandro Vigil, da vinícola Argentina mais conhecida, a Catena Zapata.
Primeiro sul americano a ser eleito ‘Homem do Ano” pela revista Decanter, Nicolas Catena é de um prestígio reconhecido, e toda a sua família faz ótimos vinhos.
Degustamos com as explicações de Alejandro vários rótulos, para ser mais exato sete, dentre eles o novo El Enemigo Malbec 2008, projeto conjunto de Adriana Catena, filha mais nova de Nicolas Catena e Alejandro Vigil.
Não bastasse, Alejandro nos trouxe duas safras antigas que se impuseram pela elegância, equilíbrio e ótimos olfato e paladar, Nicolas Catena Zapata 2001, corte de Cabernet Sauvignon (52%) e Malbec, proveniente dos melhores vinhedos de altitude de Nicolas, mas não disponível no Brasil, e o magnífico Angélica Zapata Malbec 1995, também não importado, e que serviu para nos mostrar a bela evolução de um Malbec, que confesso, ao menos eu, não havia degustado com tal idade, muito bom mesmo.
Para mim, todos foram muito bons, mas, e sempre temos nossas preferências, o Angélica Chardonnay 2008, considerado o melhor branco dentro da Argentina, com passagem de todo o vinho por barricas francesas de média tosta, 30% de 1º uso e 70% de 2ºuso, por período de 12 meses, com olfato de baunilha, floral e cítrico, mineral agradável, em boca ótima acidez, confirmando frutas cítricas, talvez toranja ou pomelo, mineral, amanteigado e com bom corpo, perfeitamente equilibrado com o álcool, cerca de 13,5%l, e acidez.Ótimos para entradas verdes, queijos vários, peixes em diversas cocções, e até carnes brancas como o porco, peru, e também algumas caças com a galinha D’Angola.
O El Enemigo Malbec 2008, um corte de Malbec, com Petit Verdot(7%), lhe dá uma característica única, para mim, em se falando de Malbec.
Chocolate, café, frutas doces, bastante mineral(borracha) e um tanino que me mostra ser ainda jovem para degusta-lo. Confirma em boca o frutado, o chocolate e o mineral. Bastante diferente.
O Catena Alta Cabernet 2007, que leva ligeiro corte de Cab Franc(3%) e Petit Verdot(4%), com 18 meses em barril, é um vinho produzido somente em safras excepcionais, com uvas de muito baixa produtividade. Complexo, frutado e doce, com especiarias, floral, sendo confirmados em boca. Gostosos taninos se mostram, equilibrado com álcool 13,5%, ótimo em acidez, perfeito para as carnes assadas, grelhadas, massas com molhos mais fortes e aromáticos e pelos taninos e álcool, hidrófilos, carnes com molhos como os brasatos, pois estes tendem a enxugar a suculência. Mistral
www.mistral.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: