sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tasca D’Almerita, da Sicília, tem vinhos ótimos.

Meninas e meninos,
Em recente degustação com os vinhos da Tasca D’Almerita, tradicional produtor de vinhos na Sicília, vinícola fundada em 1830, e cujo vinho Regaleali não há quem não conheça, vinho franco e fácil de beber, fiquei conhecendo um pouco mais de seus produtos, no terroir desta ilha mediterrânea.
Degustei e apreciei principalmente dois vinhos, o Cabernet Sauvignon 2005, com toques mentolados, frutas maduras e especiarias, com taninos presentes, mas bem macios, final de boca longo e com um sutil amargor, que em nada prejudica o vinho.
Mas o meu preferido, foi o Rosso Del Conte DOC 2005, um varietal da bela uva Nero d’Ávola, que nasceu em 1970 com o nome Regaleali Riserva Del Conte, mas que todos chamavam de Rosso Del Conte.
Na verdade é “quase” 100% Nero d’Ávola, pois tem uma pequena parte de Perricone, uma outra variedade autóctone Siciliana.
Pela lei da DOC, o vinho pode levar no rótulo o nome da uva que estiver presente com 85% ou mais do volume, sendo permitido até 15% de outras uvas tintas.
O vinho estagia em barricas bordalesas (225 l) de carvalho francês por 18 meses, sendo 80% novos, e o restante de segundo uso.
Frutas e mais frutas no nariz, também os empireumáticos da madeira tostada, como o côco, e traços animais, boa acidez, equilibrada com os taninos e álcool, de 14%, que em nada aparece, mas favorece a harmonização com carnes mais gordurosas, assados na brasa, caças, queijos como o parmesão. Depois de algum tempo em taça, aparecem toques mentolados ou de cânfora, que já haviam se mostrado em outros vinhos, sendo, creio eu, do terroir.
Quem o importa é a Mistral
www.mistral.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: