segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O complexo Fazenda Baronesa Von Leithner, em Campos do Jordão é visita imperdível.

Em uma nova oportunidade, fui convidado a conhecer o empreendimento Fazenda Baronesa Von Leithner.
Um complexo eco-sistema auto sustentável, um Bistrô & Café, geléias e doces em plena serra da Mantiqueira, mais especificamente em Campos do Jordão.
Eu, lá já estivera, quando da inauguração do Bistrô, em edificação moderna e de extremo bom gosto, ao lado do que foi a residência da baronesa, e conheci a fabricação das deliciosas geléias, bem como as plantações de berries.
Localizado num dos pontos mais altos de Campos do Jordão, o Landscape Café fica a 1759 m, o café mais alto do mundo segundo o Ademir, o simpático administrador gerente e capataz, ou seja, um faz tudo, que tem formação em hotelaria e A&B.

A visita se torna obrigatória para quem ama a natureza e a boa gastronomia, e o local conta com uma infra-estrutura de altíssimo nível, de muito bom gosto em toda a decoração, e, além do mais, emoldurada por uma paisagem das mais belas.
O Baronesa, conta com o café expresso de uma máquina italiana de duas caldeiras, a La Marzocco, sendo tirado por baristas, tanto no Bistrô como no Landscape. Tem um cardápio vasto de opções em cafés e chocolates quentes, além do cardápio do Bistrô aos cuidados do talentoso chef Jean Claude Bernhard, um parisiense, engº químico, que por aqui chegou em 1973 pensando em fortuna e aventura, no rumo da transamazônica.Voltando para a França, cursou a Paul Bocuse, e de volta ao Brasil passou por várias casas até chegar ao Baronesa.
O Landscape, ambientado ao som de músicas especialmente selecionadas, contempla o visitante com o mais belo por do sol jamais visto em Campos, com vista para a pedra do Baú.
Não bastasse, a Fazenda Baronesa tem o cultivo de frutas vermelhas (berries), o primeiro do pais, e com elas são feitas deliciosos sucos e geléias, tanto as de pote, como as de cortar.
As geléias, de berries são preparadas em uma fábrica moderna que atende as mais rigorosas normas sanitárias, e que funciona em prédio ao lado, onde foi instalada originalmente há mais de 50 anos.
Cultivam o mirtilo (blueberry), cerejas, amoras, framboesas, e uma híbrida exclusiva do Brasil a Boysemberry( híbrida de amora com framboesa ).
As geléias são feitas também em outros sabores, como o inusitado limão-cravo, abacaxi com hortelã, damasco, e outros sabores mais convencionais, tendo também uma linha completa de geléias diet e doces de cortar como a amorada.
Toda a estrutura da Fazenda Baronesa Von Leithner, foi criada com o intuito de manter uma reserva ambiental de 2 milhões de metros quadrados, batizada de Refúgio dos Sauás(Suá é uma raça de macaco em extinção).
O local possui um importante sistema de mata atlântica de altitude e uma das maiores áreas de floresta de araucárias do Brasil. Segundo os proprietários, a renda com o bistrô, empório, cafés etc, é revertida para a preservação e manutenção da área.
Também é importante ressaltar que a Fazenda tem como objetivos, o cultivo e plantio orgânico, com colheita manual, empregar mão de obra local e desenvolver trabalho de sustentabilidade social, econômica e preservação, da maior reserva de Sauás do Brasil.
Mais recentemente foi inaugurada a Casa da Baronesa, no centro da cidade de Campos do Jordão, um restaurante onde o chef Jean Claude, no momento, e até o final de março, apresenta o Festival da Colheita de Frutas Vermelhas, com um cardápio especialmente desenvolvido, dando ênfase às frutas vermelhas colhidas na Fazenda.
A carta de vinhos, tem sugestões interessantes a preços que não assustam, e para não deixar de citar alguns deles, quando lá estive, em almoço, degustei, com um ravióli que é tinto com o suco de berries, e tem no recheio amêndoas e parmesão, o bom Farmus, um Cab Sauvignon chileno, da gigante Viña San Pedro, importado e distribuído pela Cone Leste.
Com o carneiro, um Arturo Cab Sauvignon 2008, desenvolvido com exclusividade para a importadora pela Lídio Carraro. Bom corpo, taninos redondos, acidez muito boa, frutado, e apesar de saber que os vinhos da Lidio Carraro não passam por madeira, senti ao olfato algo de “animal”.
Ao jantar, degustei o conhecido Mitus Reserva 2007 Malbec, floral e frutas(ameixas pretas) no nariz, boa acidez, confirma ameixas em boca, longo e agradável.
Boa surpresa foi o Limoncello, que originalmente é um licor italiano, mais precisamente do sul, feito à base de limão siciliano, que o francês Jean Claude, lembrando da engenharia química de sua formação acadêmica original, executa com maestria e perfeição, é ótimo!
Não resisti ao espetáculo do por do sol no Landscape, e a foto mostra isso.

Menu Festival das Frutas Vermelhas da Casa da Baronesa Von Leithner
Entradas
Mix de Cogumelos
Crocante da Fazenda
Folhado de Brie

Pratos Principais
Filet Mignon
Magret ao molho de Framboesa balsâmica
Ravioli de Blueberry
Confit de Canard Alsacien
Costelas de Javali a moda dos caçadores

Sobremesas
Mil folhas de amoras frescas
Gateaux de Mirtilo
Crostata de amêndoas
Torta do Bosque
Crepe de frutas vermelhas

Casa da Baronesa Von Leithner
Rua Vitor Godinho, 231, Capivari
Campos do Jordão- SP
Aberta todos os dias das 13 horas até o último cliente.
12 3663 1944
Baronesa Von Leithner Bistrô & Café
Av Alto da Boa Vista, 3025
12 3662-1121
http://www.baronesavonleithner.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

4 comentários:

Emrson Donadon disse...

Álvaro, estive lá o ano passado para acompanhar uma sessão de fotos e realmente o lugar é de muito bom gosto, as plantações são fantásticase para nós brasileiros que não estamos acostumados com Berries, é no mínimo exótico e o café, esse realmente fica no ponto mais privilegiado com uma vista belíssima.
Sem dúvida um dos melhores lugares para se visitar em Campos do Jordão.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Emerson, fui convidado para a inauguração do Bistrô, faz 4 anos, quando o chef ainda era o meu amigo Whashington Ronda, e visitei as plantações, ainda no começo, e o maravilhoso Landscape.
Agora, com o convite para conhecer a gastronomia do Chef Jean Claude e a Casa da Baronesa, que já conhecia por fora, quando da última visita à Campos, pude ver a colheita e comer as berries no pé, sem contar que a Torta do Bosque, que publiquei a receita, me deu mais de 15 chamadas pelo e-mail privado, é linda, veja em postagem anterior.
Obrigado pela interação
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão

Viagem e Viagem disse...

Que delícia de lugar

http://viagemeviagem.com.br/

Álvaro Cézar Galvão disse...

Viagem e Viagem(não tenho outro nome) Leia sempre www.divinoguia.com.br
Obrigado pela interatividade
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão