quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Asti Toso é da Costazzurra

Meninas e meninos,
Quando falo que temos um clima propício para os vinhos espumantes, brancos e rosados, sempre lembro que o Brasil tem um dos melhores espumantes feitos da uva Moscatel.
São espumantes vinificados com uma única fermentação, em grandes cubas de aço inox, onde ao se aproximar do teor de álcool que se deseje, na Itália, sua região de origem por volta dos 7º, e aqui no Brasil por volta dos 11º, por meio de temperaturas baixas, a fermentação é interrompida, restando então um teor de açúcar residual que em contraponto com a acidez e o álcool, tornam este espumante especial para entradinhas, e sobremesas leves, típicos de estações do ano onde o calor se mostre; pois bem este método é denominado Asti.
Meus amigos da Costazzurra estão trazendo um legítimo Asti, que tive a oportunidade de degustar: O espumante branco Asti Toso.
O Asti Toso recebe a denominação D.O.C.G, um controle de qualidade italiano que designa vinhos de Denominação de Origem Controlada e Garantida, sendo este espumante produzido com as uvas Moscato Bianco.
Seu teor alcoólico é de 7º como manda a legislação, e seus aromas inconfundíveis de mel, floral acentuado e frutas brancas doces são bem persistentes.
Sua cor, um branco com tonalidade próxima ao palhinha amarelada.
Seu perlage duradouro nos faz pensar logo em sua qualidade, pois apesar de ser um espumante vinificado para não ser nada pretensioso, é de muito boa qualidade, e quando se fala então em sua relação com o peço, ficamos entusiasmados, pois custa R$ 35,00.
Em boca sabor doce, nada enjoativo, frutado, floral e bastante persistente.
A temperatura ideal para degustar o espumante Asti Toso é entre 6º a 8ºC, eu prefiro os 6º, e ele pode ser harmonizado com entradinhas agridoces, quijos menos acentuados e maturados, frutas, bolos e sobremesas onde o sorvete aparece, ou simplesmente degustado só, à beira mar ou da piscina, que é super refrescante.
Costazzura
http://www.costazzurra.com.br/

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: