quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quem não conhece os Cavas da Jané Ventura, tem que conhecer.


Meninas e meninos,
Continuando com as melhores provas, no meu entender, que fiz no Encontro Mistral 2010, uma delas, devo à minha querida amiga Michele.
Fui à primeira banca de degustação, assim que cheguei, levado por ela, que queria me apresentar o mais que simpático e competente Carlos Mora da Jané Ventura, uma bodega familiar de Penedés, a região catalã dos Cavas, os espumantes espanhóis, vinificados com as uvas autorizadas Macabeu, de cachos precoces e apinhados, que originam vinhos de grande fragrância, adocicados e frutados; - Xarel-lo, de bagos soltos e pele dura, que geram brancos com potência e brilho, dotados de sabores fortes e substanciosos; - Parellada, de cachos tardios, que produzem vinhos muito aromáticos e possuidores de elegante finura. Os vinhos Cava rosados contém ainda a uva Monastrell, negra, cujo mosto proporciona vinhos rosados de reflexos avermelhados e sabores redondos.
Hoje temos assemblages menos ortodoxos, com Chardonnay, Pinot Noir, Garnacha e Trepat, etc...um sinal dos tempos globalizados em que vivemos.

Aliás, o termo Cava, significa adega subterrânea, equivalente ao francês cave.
Degustei um Cava, isto mesmo, é uma palavra masculina, que me deixou deslumbrado, e me fez apresentar o vinho para vários amigos jornalista e formadores de opinião: o Cava Jané Ventura Gran Reserva Brut Nature Vintage 2004.
11,5% de álcool e composto o vinho base com:
70% de Xare-lo provenientes de parreirais com mais de 70 anos.
15% Macabeu
15% Parellada
Explosivo na boca, sem amargor, com aromas cítricos não pronunciados, frutas frescas verdes, floral e de panificação, pois passa 4 anos em suas borras. Perlage finíssimo, e contínuo, abundante e bonito de se ver, e que após um tempo na taça, continua a formar o colar.
O floral, o mel se abrem e permanecem, é realmente um espumante que precisam conhecer.
Degustei também o Cava Jane Ventura Rosado Brut, com Garnacha, que se apresentou bastante floral e frutado, mas, depois que havia degustado o Vintage, só podia pedir mais uma taça e foi o que fiz, aliás, várias vezes, ao agora já amigo Carlos Mora.
Mistral
http://www.mistral.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: