segunda-feira, 17 de maio de 2010

Companhia das Quintas e o ótimo Morgado de Sta Catherina Reserva

Meninas e meninos,
Estive a convite da Interfood, feito por intermédia da eficiente e linda Fernanda Fonseca, e dos amigos Bruno Airaghi e Nádia, para um encontro com João Corrêa, o Chief Winemaker de um grande grupo produtor português, o Companhia das Quintas.
Este se deu no Bar Espírito Santo de cozinha portuguesa, nada mais adequado, pois não?
A Companhia das Quintas é uma das maiores empresas portuguesas de vinhos e bebidas alcoólicas. Foi criada em 1999, por Miguel Melo Azevedo e hoje é uma referência no setor, com vinhos de várias regiões do país. É também proprietária de 100% da PortuVinus, uma das maiores empresas de distribuição de vinhos e bebidas alcoólicas em Portugal.
A Companhia das Quintas tem sete quintas(adegas)diferentes em várias regiões de Portugal: Quinta da Fronteira(Douro), Quinta do Cardo( Beira Interior), Quinta de Pancas(Alenquer), Quinta da Romeira(Bucelas), Quinta de Pegas Claros(Palmela), Quinta da Farizoa(Alentejo) e Caves Borlido( Bairrada).
1-Degustamos o delicioso espumante Quinta da Romeira Espumante 2005, com ótimo perlage e mousse, com olfato pronunciado de florais e algo de frutas cítricas, e também a complexidade que temos nos espumantes quando estes descansam sobre as borras, no caso de 2 a 3 anos.
2- Morgado de Sta Catherina Reserva 2007, 100% Arinto, um dos brancos mais deliciosos que já degustei.

Este vinho é fermentado em barricas novas de carvalho francês(80%) e usadas(20%), ficando com suas borras por 9 meses.
Nariz abre com floral e mineral, frutas aparecendo depois de algum tempo, mostrando limão Siciliano e lima, em boca equilibrado e macio, confirma os cítricos e mineral, e com seus 13,4% de álcool, bem integrados com corpo e acidez, fazem dele um ótimo acompanhamento de gastronomia, que no nosso caso foram sardinhas na brasa e polvo com cebolas carameladas.
3-Fronteira seleção do enólogo 2006, com frutas em abundância tanto no olfato como em boca, um corte de Touriga Nacional(50%), Touriga Franca(25%) e Tinta Roriz.
4- Farizoa 2007 um corte de: Trincadeira (30%), Aragonês (30%), Alfrocheiro (20%) e Cabernet Sauvignon (20%). com pequena passagem por madeira, elegante e aromático.
5- Quinta de Pancas Grande Escolha 2005
Um corte com a pouco usada em Portugal Petit Verdot(30%)Touriga Nacional (40%), Cabernet Sauvignon (30%).

Sei que foram vinhos muito bons, mas o Morgado de Sta Catherina não me saiu mais da mente e quero em breve degustá-lo novamente para tirar a prova dos nove.
Procure o Adriano Costa no Espírito Santo e prove suas sardinha, não irá se arrepender.
Bar Espírito Santo
http://www.barespiritosanto.com.br/
Na Interfood procure a Nádia e peça o Morgado de Sta Catherina, depois me conte!
Interfood
http://www.interfood.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: