quinta-feira, 22 de abril de 2010

World Wine Experience, uma degustação notável

Meninas e meninos,
Estive como convidado em uma degustação que para mim, traz um novo conceito em matéria de mostras de vinhos.
Celso La Pastina, com sua World Wine, nos convidaram, a outros jornalistas e a mim, também outros profissionais da área, pra conhecer o que ele chamou de World Wine Experience- Novo Mundo, e com um mote mais que apropriado: OS MAIORES SEGREDOS DO NOVO MUNDO ESTÃO GUARDADOS NAS GARRAFAS.
Foram 150 rótulos de 20 produtores do novo mundo, dentre os quais alguns já conhecidos e que são recentes em seu catálogo.
Eu confesso que além de aprender muito com os enólogos e export managers presentes, só de saber que não seriam em número muito grande de expositores, e sim o o núemero grande de rótulos, aplaudi de pé, e falei ao Celso, que acho esta fórmula mais interessante, pois nos dá a oportunidade de calmamente degustarmos os rótulos desconhecidos, sem muito aperto e com bastante conforto e espaço entre as estações onde ficam os vinhos.
Degustei vários rótulos desconhecidos meus, e para começar a mostrá-los escolhi uma vinícola Californiana que trouxe quatro rótulos, e todos sem exceção ótimos: estou falando da Tablas Creek e escolhi um branco, o Esprit de Beaucastel Blanc 2006.

A vinícola Tablas Creek é resultante da união de duas cultuadas famílias do mundo do vinho, os Perrin (proprietários do Châteaux de Beaucastel) e Robert Haas (fundador da Vineyard Brands) Após muito procurar por uma região no Novo Mundo que contivesse as características semelhantes às de Châteauneuf-du-Pape, onde se localiza o Beaucastel, encontraram na Califórnia, a oeste de Paso Robles, uma propriedade de 48 hectares, e a adquiriram em 1989, onde plantaram as mesmas variedades de uvas do Rhône. Com isso trouxeram clones das variedades Mourvédre, Grenache Noir, Syrah, Counoise, Roussanne, Viognier, Marsanne, Grenache Blanc, Picpoul Blanc.
O vinho, é um corte de Grenache Blanc (30%), Roussanne (65%), Picpoul Blanc (5%) com 13,5 % de álcool muito equilibrado com seu corpo e acidez, tem cor mais para o amarelo dourado, límpido e transparente, Seus aromas de imediato lembram floral(mel), frutas brancas maduras, algo de mineral. Em boca apresenta ótima acidez, que sempre observo, pois é fundamental para harmonizações enogastronômicas, confirma frutas brancas e mel, com boa persistência e bom corpo, algo de especiarias, talvez cardamomo aparecem após algum tempo.
Após a colheita, ocorre a prensagem completa das uvas, seguida de fermentação carbônica, um diferencial para a cor e aromas, com o auxílio de leveduras nativas, quem sabe aí os toques minerais e de especiarias são realçados ainda mais. A Roussane fermenta em tanques de aço inox (50%) e em barricas de carvalho (50%), enquanto as demais variedades passam somente por tanques de aço inox. Após a maceração carbônica, todas as uvas passam pela
fermentação malolática, e posteriormente é feito o blend e a estabilização a frio, antes do
engarrafamento
Sua fica técnica recomenda para harmonizar com frutos do mar, como lagosta e camarão,
vegetais grelhados e pratos de peixes mais intensos, como salmão e peixe espada, mas eu diria que deve se sair muito bem com aves mais delicadas, sem molhos vermelhos, assadas ou cozidas, pastas com molho branco, e algumas preparações com carne de porco.
World Wine
http://www.worldwine.com.br/
11 3383-7477
Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: