sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

IMPORTADORA RAVIN DA SHOW NO ROSMARINO.


Meninas e meninos,
Meus amigos da Ravin, Rogério e Alberto, importadora jovem de idade, mas com tempo suficiente de estrada e experiência de seus gestores, convidou a mim e a mais uma dezena de jornalistas e enófilos para uma degustação descontraída e elegante, em clima de “BEM VINDO 2010”.
Esta aconteceu em um local dos mais aconchegantes, e tradicional reduto do vinho, além da gastronomia impecável; estou falando do Rosmarino, das minhas amigas Stela Krempel e Ângela Amado, irmãs na vida e na arte.
Degustamos alguns dos rótulos comercializados pela Ravin, como o inatacável Sassicaia Bolgheri DOC 2006, da Tenuta San Guido, mas o que falar de vinhos assim?
Quero comentar que gostei de vários dentre os degustados, alguns já velhos conhecidos como os da Zuccardi.
Um Nero d’ávola, o Scinthili Nero d'Avola – IGT da vinícola Morgante, por exemplo, rico em aromas e sabores, aveludado e equilibrado.
O francês do Pomerol, Château Bonalgue 2004 um assemblage de Merlot(90%)e Cab Franc, com uma ótima acidez para harmonizar bem com várias gastronomias.
O Cote Du Rhone Rouge, vinho fresco, jovem, frutado, sem madeira e com as clássicas Grenache, Syrah, Mouvedre e Cinsault, .
Mas confesso que o meu eleito foi o espanhol da região de Toro, o Vega Sauco Piedras Crianza 2005, 100% Tempranillo, provenientes de vinhedos familiares antigos, que apesar de seus 14 meses em carvalho, até mais que a legislação pede para um Crianza, nada destoa, é totalmente equilibrado, e com acidez e álcool(14%) bastantes para encarar gastronomias várias.
Vega Sauco é uma vinícola familiar de caráter artesanal, onde parte da produção provém de seus próprios vinhedos. Tendo como base o varietal Tinto de Toro, a conhecida Tempranillo com o nome regional, a Vega Sauco elabora 3 tipos de vinhos que recebem a Denominação de Origem do Toro, nas modalidades Joven, Crianza e Reserva, além de novidades como o Piedras e o El Beybi que em pouco tempo se tornaram verdadeiras jóias espanholas.
Após colheita manual e prensagem com temperatura controlada, o vinho passa pelo processo de delestage - maceração com cascas e sementes, que deixa o vinho com um melhor aspecto visual - e descansa por 14 meses em carvalho, sendo 70% nas barricas de carvalho de origem francesa e 30% nas de origem americana.
Rosmarino
http://www.rosmarino.com.br/
Ravin
http://www.ravin.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão




Nenhum comentário: