sábado, 30 de janeiro de 2010

Você sabe o que quer dizer Neck ou Low Shoulder no vinho?


Meninas e meninos,
Recebi um link do amigo Eugênio do Decantando a Vida, e que achei muito interessante, pois faz tempo que procure melhores explicações para os termos acima.
Transcrevo abaixo o que foi postado por ele:

“Você já reparou, quando está procurando um vinho de safra antiga para comprar, em lojas que tem site, nas descrições das garrafas muitas colocam dizeres como: “Top Shoulder”, “Base Neck”, “High Shoulder”. Você sabe o que isso significa? Eu também não. Quer dizer, sei que está se referindo ao nível do vinho dentro da garrafa, mas nunca soube exatamente qual o nível do líquido para cada uma dessas expressões.
Há lojas que descrevem até a situação dos rótulos e das cápsulas. Isso é bem interessante para quem gosta de colecionar os rótulos e também dá dicas da conservação da garrafa. Caso o rótulo esteja manchado, isso indica que pode ter havido vazamento devido à alta temperatura, o que é extremamente maléfico ao vinho”.
Na ilustração de chamada, o mapa de expressões e suas relações com o nível do vinho contido na garrafa. Dizeres como “high to mid shoulder fills, signs of seepage, some slightly corroded capsules” na descrição da garrafa mostram seriedade e honestidade da loja.
Decantando a Vida
http://www.decantandoavida.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cezar Galvão

Um comentário:

Eugênio Oliveira disse...

Valeu Álvaro, disponha sempre que precisar.

Abraço.
Eugênio.