sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Cervejarias Brasileiras recebem Prêmio Paladar de Produto do Ano


Meninas e meninos,
Muito pouco pude falar este ano da bela festa de premiação que o caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo, promove todos os anos, com grande repercussão e entusiasmo.
Mas não posso deixar de lembrar que nossas cervejarias ditas artesanais, estão com produtos cada vez melhores e foram lembradas pelo caderno Paladar.
Espero que com este mesmo título, ou seja, PRODUTO DO ANO, possamos ano que vem premiar nossos vitivinicultores.
Mas enquanto isso não acontece, tivemos três das mais conceituadas cervejarias artesanais premiadas.
Cervejaria Bamberg, dos meus amigos Alexandre e Janaína Bazzo.
Cervejaria Colorado do amigo Marcelo Carneiro da Rocha.
Cervejaria Falke Bier de Marco Falcone.
Na foto temos:
Marco Falcone, Alexandre Bamberg e Marcelo Carneiro da Rochana
Crédito foto de Liliane Barros


Como já é de costume, todos os anos o Caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo, elege os melhores pratos e restaurantes da cidade em diversas categorias. Este ano a premiação também contou com a categoria de Produto do Ano onde a cerveja artesanal ganhou destaque merecido.
As cervejarias escolhidas para representar o prêmio foram a Cervejaria Bamberg, Colorado e Falke Bier. Todas cervejarias artesanais nacionais que mantém sua qualidade e sabor inigualável em todas as cervejas.
A Cervejaria Bamberg produziu sua primeira pilsen em 2006 e em pouco tempo recebeu o prêmio de Melhor Cerveja Pilsen Artesanal do país no caderno Paladar. Hoje a microcervejaria de Votorantin produz oito rótulos diferentes de cervejas e conta também com prêmios internacionais, como a medalha de prata no European Beer Star 2009, com a cerveja Rauchbier.
A Cervejaria Colorado, fundada em 1995, abusa da criatividade brasileira, utilizando mandioca, mel, rapadura e café em suas fórmulas, o que lhe rendeu vários prêmios como cerveja do ano em 2007 e 2008 pela revista Prazeres da Mesa e medalha de ouro no European Beer Star 2008.
A Cervejaria Falke Bier, desde sua inauguração em 2004 busca produzir cervejas como uma paixão e por isso é responsável pela produção de cervejas como a Tripel Monasterium, premiada com o Tecnobebida Award 2008, é também a cervejaria licenciada pelo Instituto Estrada Real.
Para as microcervejarias, este prêmio deixa claro que o trabalho feito ao longo do tempo está sendo valorizado, e que a qualidade das cervejas está em primeiro lugar.

“Acredito que este foi um marco na história da cerveja artesanal no Brasil. Receber o reconhecimento de um jornal com a credibilidade do Estadão faz com que outras pessoas que nunca escutaram falar em cerveja artesanal comecem a prestar atenção em nós. Somos artesanais porque quem faz cerveja na nossa cervejaria é o cervejeiro e não o departamento de marketing ou o financeiro”, explica o diretor da Cervejaria Bamberg, Alexandre Bamberg.

“Este prêmio que muito nos honra é o reconhecimento de um trabalho coletivo de inúmeras pequenas cervejarias no sentido de trazer a consciência do consumidor à riqueza e complexidade que pode existir por de trás de um simples copo de cerveja, além de alertá-los para o fato de que não é necessário ser um gigante industrial para se produzir uma excelente cerveja”, diz Marcelo Carneiro da Rocha proprietário da Cervejaria Colorado.

“A premiação do Paladar vem comprovar o momento pujante e revolucionário que o movimento cervejeiro está vivendo no Brasil, que eleva a cerveja de bebida leve e refrescante à uma sofisticada opção, com requintes gastronômicos prazerosos jamais avaliados em anos anteriores. Mostra uma nova era, onde os produtores valorizam a qualidade, sobretudo”, afirma Marco Falcone, cervejeiro e sócio da Falke Bier”“.
Colorado
Falkebier
Não nos esqueçamos que estas cervejas podem e devem ser acompanhadas da gastronomia praticada nas festas de Natal e fim de ano!
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: