terça-feira, 1 de setembro de 2009

Gewurztraminer Chileno no Tour Mistral: Vinho Magnífico!

Meninas e meninos,
Para mim, a uva Gewurztraminer é uma das mais interessantes quando se trata de harmonizações, pois devido ao seu caráter perfumado, com nuances florais, minerais e frutas cítricas, o torna complexo no quesito aromas e também na boca, facilitando a harmonia para uma série de pratos.
O único incomodo para mim, e este quesito faço questão de salientar, é muito pessoal, é quando o vinho é por demais aromático, o que o torna a mim, enjoativo ao nariz.
Sabe aquele perfume forte que te agrada de primeira, mas com os minutos se torna onipresente?
Por isso, faço questão de mostrar os exemplares desta uva, que não me causam esta sensação, e o Classic Gewurztraminer 2007 da Viña Carmen é um ótimo exemplo.
Volto a dizer, estou descrevendo sensações que são muito particulares, e até já ouvi de amigos que o que para eles torna os Gewurz tão inebriantes é exatamente este aroma persistente e potente, característico desta uva.
Este vinho é um dos melhores exemplares desta uva que já provei e provém de uma vinícola de respeito no Chile, bem clarinho, com perfume na medida de meu nariz, com notas adocicadas de florais e ao mesmo tempo bem seco, mineral e cítrico.
Gostei muito também do tinto Reserve Syrah/Cab Sauvignon 2005 (60% Syrah), onde a potente Syrah em conjunto com a não menos potente Cab. Suvig fazem um belo conjunto.
Mistral
www.mistral.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: