sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Um Bad Boy Francês, visita a Casa do Porto em São Paulo

Meninas e meninos,
Estive em uma degustação e almoço promovidos pela Casa do Porto, que pela presença marcante e irreverente do “Bad Boy de Bordeaux”, apelido que Jean Luc Thunevin recebeu de Robert Parker, foi um dos mais alegres e bem humorados.
Organizado pelas eficientes e lindas assessoras da Casa do Porto, Silvana e Roberta, e pelos não menos eficientes, porém, não tão lindos irmãos Gomes, Rodrigo e Péricles, foi a oportunidade que todos nós esperávamos para conhecer vinhos muito bons a preços acessíveis para os vinhos de bordeaux.
No tradicional e rígido universo dos vinhos de Bordeaux, um transgressor como Thunevin, conseguiu projeção mundial fazendo vinhos, inicialmente, na garagem de sua casa.
Sagaz e bem-humorado, o francês falou do seu início no mundo dos vinhos, há 20 anos. “Eu era pobre. Cheguei a Saint-Emilion, em Bordeaux, com 15 mil euros e abri um pequeno restaurante. Comecei como um chinês” brincou.
Depois do restaurante, Thunevin passou para uma loja de vinhos, começou a fazer negócios com a bebida, até decidir comprar um pequeno pedaço de terra para produzir seu próprio vinho.
“Fiz um vinho para consumo próprio, na garagem da minha casa, sem respeitar a forma de fazer vinho de Bordeaux, onde há regras rígidas para tudo. Fazer o vinho na garagem de casa era uma coisa negativa em Bordeaux, mas nos Estados Unidos e no Japão foi um sucesso. O japonês valoriza muito o exclusivo”, afirmou o francês, que hoje está vendendo no mundo inteiro.
Depois do sucesso do vinho de garagem de Thunevin, vários outros surgiram. “Virou moda, agora há um monte de vinho de garagem”, disse Thunevin, que explica que esse tipo de vinho sempre existiu, mas não era divulgado.
Na degustação realizada na Casa do Porto, foram servidos os vinhos.
1-Presidial Thunevin Blanc-2007: Um vinho sem madeira, encantador em cítricos e florais, ótimo para harmonizações enogastronômicas.
2-Blanc de Valandraud nº2-2007: Um assemblage de Semillion (50) e Sauv Blanc, com passagem 9 meses em carvalho.Este vinho, charmoso e austero, ao mesmo tempo elegante e amável é digno de nota.
3-Presidial Thunevin Tinto-2007: Um assemblage de Merlot (80); Cab Fr (10) e Cab Sauv, este também sem madeira.
4-Bad Boy-2006: Um assemblage de Merlot (95) e Cab Fr, com 14% de álcool bem integrado, 18 meses de barril em média, muito frutado e com um ótimo retro-olfato cítrico e lácteo.Muito bom e fácil de beber.
5-Virginie Thunevin-2006: Um assemblage de Merlot (70) ; Cab Fr (20) e Cab Sauv (10) que passa em madeira na média 14 meses. Muito floral e mineral tanto no nariz como em boca, lembrando até toques de borracha.Um dos vinhos mais simples de Thunevin, mas que al lado do Presidial Blanc agradou muitos dos presentes.
6-"3" de Valandraud-2006: Um assemblage de Merlot(70) e Cab Fr, também na média passa em barril por 14 meses. Muito encorpado e delicioso de beber.
7- Virginie de Valandraud 2007 : Merlot(70) e Cab Fr
8- Château Valandraud 2003
Casa do Porto será ponto de venda exclusivo


Péricles Gomes, da Casa do Porto, vai importar os vinhos diretamente da vinícola de Thunevin para comercializá-lo com exclusividade no Brasil nas quatro lojas da Casa do Porto (Vitória, Vila Velha, São Paulo e Belo Horizonte).
No Brasil, a Casa do Porto será a distribuidora oficial do vinho também para restaurantes. “Todos os vinhos poderão ser comercializados para restaurantes, sem compromisso de estoque, pois os vinhos do Sr. Thunevin são de limitadíssima quantidade”, explica Péricles Gomes.
Casa do Porto
http://www.casadoporto.com/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: