quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Filipa Pato e seu vinho molecular

Meninas e meninos,
Estive presente em uma degustação harmonizada promovida pela Casa Flora Importadora com os vinhos da enóloga portuguesa Filipa Pato.
O encontro se deu no restaurante Dalva e Dito, do chef Alex Atala, e estava repleto de amigos jornalistas, ávidos pelas explicações da Filipa sobre o lançamento do seu vinho molecular - FLP - (Filipa e Luis Pato/Frente de Libertação de Portugal) resultado da joint-venture entre pai e filha, desenvolvendo a técnica inovadora de crio-extração para criar um vinho doce que preserva a acidez e o caráter das castas e do local. E que teve o rótulo desenvolvido pela irmã mais nova da Filipa.
Fomos recepcionados pela sempre competente e linda Cristina Neves, que assessora a importadora, com não uma, mas várias taças de espumante 3B 2008-, já nosso velho conhecido, mas confesso que esta safra está muito boa.
Perlage incansável, acidez presente dando frescor, e persistência, tudo o que pedimos de um bom espumante, tanto assim, que o 3B, que traduz as uvas Baga e Bical, e o terroir destas castas a Bairrada, harmonizou-se muito bem com a entrada e a saladinha propostas.
O Alex montou um menu com:
-Carne seca com manteiga de garrafa e torradinha, para acompanhar o vinho branco FB ARINTO BICAL-das uvas Arinto e Bical, que traz a novidade de ser fermentado com leveduras indígenas ou selvagens, cítrico e mineral, ótimo vinho também para bebericar sozinho, nada de amargor e com 2gr/l de açúcar.
- Saladinha de polvo ao vinagrete para acompanhar o branco e/ou o espumante.Eu particularmente preferi o espumante.
Saint Pierre crocante com purê de mandioquinha para acompanhar o Lokal Sílex 2004, um tinto de Touriga Nacional (85%) do Dão e Alfrocheiro Preto (15%).O vinho muito frutado, algo lácteo e toques de chocolate e nuances animais, que se devem ao tempo de 12 meses no barril, descansa em balseiros de 2000 litros.
-Rosbife de filet mignon com mix de legumes (o melhor rosbife que já comi, no ponto certo, e com uma espessura um pouco maior, que em nada prejudicou o prato), para acompanhar o Lokal e para quem ousasse o FLP 2008, já que tem 12% de álcool e boa acidez.
Confesso que para meu paladar, ficou ótimo com o Lokal.
O vinho molecular FLP, uma menção ao que a gastronomia vem fazendo, pois inova com a congelação das uvas para acentuar a doçura e acidez, é um vinho que para mim, vai fazer muito sucesso, pois tem tudo o que um vinho mais doce precisa, sendo que não é muito alcoólico, fazendo-o também um vinho de meditação.O FLP é vinificado com a uva Sercialinho( uma cruza de Sercial e Alvarinho).
Tudo isto, se passou no dia da PENDURA, 11/08, e como diria o meu amigo Didù: ’Não é bárbaro?”
Casa Flora
http://www.casaflora.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: