quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Loucos por café


Meninas e meninos,
Nos ensina Ensei Neto, meu amigo consultor que entende tudo de cafés e que faz um tempo que não nos avistamos, que o hábito de chupar os grãos de café maduros fica por conta do nível de açúcares que a polpa destes contêm.
Em geral, a polpa do grão perfeitamente maduro do café tem uma concentração de solúveis da ordem de 20 %, dos quais 6% a 10% correspondem aos açúcares.
Por isso é que os frutos do cafeeiro atraem tantos animais para o seu consumo: de cabras ao luwak da Indonésia, passando pelos jacus, maritacas e mesmo os “loucos” por café como nós…
”Conforme o processo de maturação da fruta avança, é possível perceber a notável alteração na relação entre os alcalóides, que transmitem a sensação de adstringência, e os açúcares. Existe, ainda, um outro dado importante, que é o perfil de açúcares na polpa, pois apesar de uma infinidade de açúcares presentes, há o predomínio de três deles: a glicose, a sacarose e a frutose. Dependendo de como o teor de açúcares está composto, a nossa percepção pode mudar dramaticamente”nos esclarece o Ensei Neto.
The Coffee Traveler: All about coffee and something more
http://coffeetraveler.net
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: