quarta-feira, 20 de maio de 2009

O SABOR DA CÓRSEGA EM SUA VIDA!

Meninas e meninos,
Faz alguns dias, confesso que ando atrasado com minhas postagens em virtude do acumulo de eventos, tive a oportunidade, que, diga-se de passagem, não é todo o dia, de conhecer vinhos de uma região, que ao menos para mim, era desconhecida nesta matéria: A Ilha da Córsega.
A Ilha da Córsega, localizada no coração do mar mediterrâneo, e denominada pelos Gregos de "Kallisté" "A MAIS BELA", hoje conhecida pelos Franceses como a "ilha da beleza", além de agraciada por uma natureza exuberante, vem surpreendendo os amantes do vinho pela qualidade e tipicidade de seus rótulos. Com vinhos elaborados principalmente a partir de três uvas autóctones, Vermentinu, Sciaccarellu e Nielluciu, a Córsega é, certamente, uma região que merece ser descoberta e explorada.
Degustamos vários vinhos em agradável encontro promovido pelo importador, a Empório Sorio, e realizado no belo espaço enocultural da minha linda e profissional tarimbada amiga Alexandra Corvo.
Degustei alguns vinhos do rótulo Terra Nostra.
-Um branco da uva Vermentinu com somente 11,5% de álcool, fresco e elegante.
-Um rose da uva Sciaccarellu, que com 12% de álcool, não fará feio na gastronomia.
-Um tinto da uva Nielluciu, com 12,5% de álcool, muito frutado e bom para carnes devido sua boa acidez e corpo.
-Um branco de Muscat Petit Grains. Que ao meu ver faltou um pouco de acidez para acompanhar o dulçor e o álcool de 11%.
Mas para minha surpresa, degustei um rose, justo eu que os adoro que não me sai da lembrança.
Terraza D’Isula das uvas Sciaccarellu (60%) e Cinsault, com 12,5% de álcool, perfumado, fino e elegante, com uma bela acidez que garante sua harmonia em gastronomia variada.
Não deixem de visitar o site e ligar, procure a Andréa, e saber mais desta ilha ainda desconhecida para muitos em matéria de vinhos.
Empório Sorio
11 4508-2601
11 8356-7355
http://www.emporiosorio.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: