quinta-feira, 28 de maio de 2009

Henrique Fogaça dá show no Bistrot


Meninas e meninos,
Meu amigo e grande Chef João Leme, avisa que a ida do Chef Henrique Fogaça para Camboriú, onde fez uma gastronomia autoral no Bistrot La Table foi o maior sucesso.
Alô João Leme, não fique longe de sampa muito tempo.
Chef Revelação pela revista Veja, Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia, foi a Balneário Camboriú (SC) como convidado muito especial. Henrique Fogaça, do circuito da boa mesa de São Paulo, passou uns dias em Balneário Camboriú , mas nada de praia.
O Chef, premiado como Revelação 2008/2009 pela revista Veja e que comanda com maestria o seu Sal Gastronomia, foi especialmente para cozinhar no Jantar do Chef (na noite de 23 de maio), uma programação do calendário anual do Bistrot La Table, de Balneário Camboriú - litoral Centro-Norte de Santa Catarina, onde periodicamente o premiado Chef João Leme convida amigos e parceiros para mostrar receitas autorais.
Leme, que é formado pela École Le Cordon Bleu, é um dos Chefs mais premiados no Exterior e aclamado pela Abaga (Associação Brasileira da Alta Gastronomia) - divide hoje o seu tempo entre São Paulo e Balneário Camboriú, onde vai trabalhar de bicicleta, pedalando pelo calçadão da Avenida Atlântica, ouvindo o barulho do mar. Assim como João Leme, Henrique Fogaça cozinha com a alma, e conquistou os comensais dessa noite mágica. O jovem irreverente com seus pouco mais de 30 anos e mais de 50 tatuagens pelo corpo, tem um talento incomum. Descobriu a paixão pela gastronomia por acaso quando precisou fazer almoço diariamente para ele e para a irmã, os dois ainda adolescentes.
Fogaça preparou no Bistrot La o jantar que começou com queijo coalho tostado com melado, servido com uva Thompson (sem semente), pimenta rosa e raspas de limão. Na sequência, palmito pupunha assado, preparado com azeite, sal de Maldon (cristalizado) e ciboulette e, depois, creme de aspargos com creme azedo e ovas de capelin (caviar da Islândia). O peixe da noite foi o robalo, assado, ao molho de ervas e com purê de banana da terra e mini-legumes. Por fim, um ragu de javali com nhoque de mandioquinha e broto de beterraba. A sobremesa, das mais inusitadas: creme brulèe de milho verde.

Bistrot La Table
Avenida Atlântica, 5020, esquina com a Rua 4.400, Barra Sul, Balneário Camboriíu.
Reservas pelo telefone (47) 3366-0027
Foto: Mariana Boro
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Anônimo disse...

Acompanhei o surgimento do Sal, quando ele tinha duas mesas. Ia várias vezes por semana lá, pois os pratos servidos pelo Henrique sempre foram ótimos. Parabéns!
Raul Fagundes Neto

Álvaro Cézar Galvão disse...

Raul,
Que bom que as opiniões convergem para a qualidade neste caso do Henrique.
Obrigado pela interação
Abraços de luz e calor

Álvaro Cézar Galvão