quarta-feira, 25 de março de 2009

Cuvée Le Vin-Chateau Pesquiée 2006. Experimente!

Meninas e meninos,
Estive a convite no Le Vin dos jardins, um dos lugares especiais da capital, onde se podem degustar um bom vinho e saborear uma gastronomia impecável.
O motivo deste jantar para nós da área de enogastronomia era apresentar o menu homenageando o ano da França no Brasil, e o segundo vinho próprio da casa, o Cuvée Le Vin-Chateau Pesquié 2006.
O Menu, elaborado pelo competente Marcílio Araújo, fundiu a gastronomia francesa aos sabores regionais da nossa cozinha, e o resultado foi espetacular.
Criado em 2000 pelos restauranters Nancy Mattos e Francisco Barroso, o Le Vin é uma combinação de bistrô com ambientação descontraída, e bar au vin, com uma carta vasta e representativa, e com muitos vinhos em taça.
O menu em homenagem ao ano da França no Brasil foi harmonizado com o Cuvée Le Vin-Chateau Pesquié e este se saiu muito bem.
Entrada de camarão no vapor com galette de mandioca e leite de coco, que harmonizou muito bem com o vinho.
Como prato principal, um confit de pato com pure de batata doce, e para a sobremesa, uma sopa de morangos com sorvete de baunilha.
O vinho, que, aliás, recebeu nesta safra 2006- 90 pontos de R.Parker é um Côte du Ventoux, Rhone, assemblage de Grenache (70%) com vinhas de 60 anos e Syrah, sendo estas provenientes de vinhas com 30 anos.
Aromas predominantes de Syrah, mas o frescor frutado da Grenache após algum tempo de taça, se abre.
Toques de ameixas e jabuticabas maduras, e o álcool que de início era perceptível, afinal tem potentes 14%, se harmoniza após alguns minutos em descanso.
Para mim, creio que este vinho deva ser degustado um pouco mais resfriado que o normal, perto dos 14º, onde sua acidez possa ser evidenciada, pedindo gastronomia.
Não percebi madeira acentuada, talvez a Syrah tenha estagiado algum tempo em madeiras de segundo uso, e pelo toque de taninos ainda presentes, me leva a supor, que em uns dois ou três anos, será o melhor período e o mais ideal para degustá-lo.
Le Vin Bistrô
11 3081-3924
http://www.levin.com.br/

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: