segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Uma mulher finalista no concurso de melhor sommelier da França

Meninas e meninos,

Lendo o blog de meu amigo Rogério Rebouças, imediatamente me senti na obrigação de publicar esta matéria.
Rogério, esta matéria tem tudo à ver com o que propago das meninas na área de vinhos.

"Na final do Concurso francês de melhor sommelier duas mulheres na semifinal Pascaline Lepeltier, compradora de vinhos do Rouge Tomate de Paris e Julie Dupouy do The Mill, na Irlanda. Pascaline chegou à grande final.Pascaline tem um percurso profissional muito interessante e diferente. Formada em Filosofia se apaixonou pelo vinho ainda durante a formação acadêmica graças um dos seus professores que era louco por vinhos da Borgonha. Tentou mudar e fazer um curso técnico porém seu currículo de alto nível era um impedimento. Acabou fazendo Turismo e Hotelaria na Universidade de Angers. Em 2006 foi eleita melhor aluna sommelier do Vale do Loire. Quando perguntada se existe uma relação entre vinho e filosofia ela se entusiasma e diz".

"Quando vejo crescer um pé de vinha me remeto aos grandes filósofos pré-socráticos, quando o suco da uva, o território e o trabalho de um homem se transformam em vinho eu penso no “élan” vital como nos grandes textos de epistemologia. Degustar um vinho é redescobrir a estética e eu revivo de certa maneira o Banquete de Platão a cada vez que abro uma garrafa com amigos ou desconhecidos”.
Foto:Antoine Pétrus(esquerda), Hervé Schmitt, Pascaline Lepeltier e Manuel Peyrondet na grande final do concurso de melhor sommelier da França realizado em Perpignan, Sul da França.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: