sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Real Companhia Velha lança livro comemorativo nos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil


Meninas e meninos, quem já não tomou um belo vinho do Porto nesta vida?
Pois neste mês de Agosto, um lançamento literário vai falar desta relação de amor com este vinho.
Em comemoração aos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, a Real Companhia Velha, representada no Brasil com exclusividade pela Importadora Barrinhas, lança, dia 16 de agosto, às 17h, na XX Bienal do Livro de São Paulo, o livro O Brasil, o Douro e a Real Companhia Velha. A obra faz um apanhado das relações comerciais entre a empresa e o Brasil ao longo dos mais de 250 anos da vinícola, que fornecia exclusivamente os vinhos bebidos pela corte.

Em O Brasil, o Douro e a Real Companhia Velha, o autor analisa o papel da vinícola na economia do Brasil no final do Antigo Regime, sabendo que o Atlântico, durante o século XVIII e as duas primeiras décadas do século XIX, constituiu o quadro do comércio externo português. O livro contribui para a reconstituição do movimento comercial atlântico, já que a Real Companhia Velha alimentou um importante comércio transatlântico, dominando as rotas institucionais de fornecimento sobretudo de vinhos de Portugal para o Brasil.

O livro começa com um capítulo dedicado à política econômica do Marquês de Pombal e segue com a apresentação da Real Companhia Velha. Durante o texto, são ressaltadas as dificuldades sentidas pelas primeiras esquadras enviadas ao Brasil devido à oposição de que foram alvo por parte dos ingleses e da burguesia de negócios do Porto. Também são abordados os negócios da vinícola com o Brasil no que diz respeito a produtos, preços, remessas e transportes. Para encerrar, o autor faz uma abordagem à Real Companhia Velha após a independência do Brasil.
Sobre a Barrinhas:

Fundada em 1990, com matriz no Rio de Janeiro e escritório comercial em São Paulo, a Importadora Barrinhas tem representantes nos principais estados do Brasil e é líder na importação de vinhos portugueses da região DOC Douro para o Brasil. A importadora representa vinícolas italianas, francesas, espanholas e chilenas, além de produtores de alimentos como
azeites de diversas origens, aceto balsâmico, tomates italianos, entre outros.
XX Bienal do Livro de São Paulo
Parque Anhembi, São Paulo - SP
Stand Livraria Camões – Rua E, entre a Editora Ática e a Editora Paulus.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: