terça-feira, 19 de agosto de 2008

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo


Meninas e meninos,
Tive o prazer de figurar na lista de convidados da Vinea Store, a bela loja e importadora dos meus amigos Walter e Adriana Souza, para em um almoço desfrutarmos da simpatia da Luisa Amorim, proprietária da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, uma quinta da região do Douro em Portugal, em conjunto com a gastronomia preparada pelas chefs Fabíola Gouveia e Lílian Barros.
Localizada no coração do vale de Douro, esta quinta detém 85 hectares de vinhas classificadas com letra A com uma excelente exposição solar, produzindo algumas das melhores uvas tintas na região.
Desde 2000 foram feitos elevados investimentos na viticultura, com a plantação de 55 hectares e restauro da antiga adega de 1764, assim como reconstruída inteiramente a antiga casa senhorial transformada no 1º hotel vínico em Portugal.
A marca com o nome da Quinta está associada aos Vinhos do Porto (categorias Vintage, LBV e Ruby Reserve) e aos vinhos que exprimem o terroir da propriedade (Colheita, Reserva e Grande Reserva), que se caracterizam pela sua elevada concentração de cor e uma notável complexidade de boca.
A nova marca Grainha encontra-se focalizada para dois vinhos do Douro (branco e tinto), envelhecidos em madeira. São vinhos Premium mais gastronômicos e de estilo internacional, que apresentam um elevado bouquet, complexidade no nariz e boa estrutura na boca. A destacar uma curiosidade neste vinho é a apresentação do seu nome traduzido no rótulo em 17 idiomas distintos... em busca de uma comunicação distinta e mais global!
Para a harmonização com a entrada de camarão crocante com folhas verdes ao vinagrete cítrico, degustamos o Grainha DOC branco 2006, vinho que trás no rótulo o nome da semente da uva e que aparece escrito em 17 idiomas diferentes.
Vinhos das castas brancas Viosinho, Gouveio e Rabigato, fermentado em barricas novas de carvalho francês, apresenta cor amarelo palha com tons verdeais, uma ótima acidez, frutado ao paladar e no nariz, lembra lichias e pêras.
Para o prato principal o Top Sirloin com purê de abóbora e cebolas carameladas, provamos o vinho Quinta Nova Douro DOC 2004, 100% em aço inox, com pequeno halo de evolução, rubi brilhante, floral ao olfato e frutado também em boca, lembrando pêras mais maduras.
Para a sobremesa Mousse de chocolate com purê de castanhas portuguesas, degustamos, o belíssimo Quinta Nova LBV Porto 2003, que não é preciso nem comentar não acham?
Na foto a Luisa Amorim e eu.

Vinea Store
Rua Manuel da Nóbrega, 1014 Paraíso.
http://www.vineastore.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: