sábado, 9 de agosto de 2008

A FRUTA É A ESTRELA NO SAÚDE E SABOR DO AVOCADO

Meninas e meninos,
Fui convidado pela Fazenda Jaguacy, produtora do avocado, e pela Viver Casa & Gourmet para participar do encontro Saúde e Sabor do Avocado durante o mês de Julho.
Visando mostrar todos os benefícios para a saúde e também as diversas formas como o avocado pode estar presente na mesa do dia-a-dia em ótimas receitas de culinária, uma programação de quatro palestras ministradas por conceituados médicos e nutricionistas, seguida da apresentação de renomados chefs de cozinha, que prepararam ao vivo numa cozinha show, inéditos pratos para degustação, onde a fruta foi a atração principal.
Quatro palestrantes e quatro chefs fizeram palestras e receitas com avocado:
7 de julho-Palestrante: Nutricionista Dra. Clariana Colaço e Chef de Cozinha Sergio Peres.
14 de julho-Palestrante: Médico Dr. Edson Credidio e Chef de Cozinha Carlos Ribeiro
21 de julho-Palestrante: Nutricionista Dra. Adriana Furquim e Chef de Cozinha Lourdes Hernandez
28 de julhoPalestrante: Nutriconista Dra. Andréa Esquivel e Chef de Cozinha Renato Caleffi.


O avocado é uma fruta típica do continente americano - Califórnia - que desde 1972 é produzida no Brasil pela Fazenda Jaguacy em Bauru, São Paulo. Certificado pela EUREPGAP, o pomar de 180 ha gera uma produção média de 3.000 toneladas do avocado por ano e sua maior safra acontece de abril a outubro, quando é distribuída para as principais capitais brasileiras e também exportada para países como Alemanha, França e Inglaterra.
O avocado possui excelentes propriedades nutricionais e tem um excelente perfil lipídico, apresentando alta quantidade de ácido graxo oléico, o mesmo que compõe a gordura do azeite de oliva. O teor de gordura saturada é pequeno e é isento de colesterol, além de ser rico em minerais e vitaminas antioxidantes como A, C e E.
Cada 100 gramas de polpa da fruta tem o valor de 145 calorias e por essa e muitas outras qualidades o avocado hoje é muito indicado em todo tipo de refeição, seja no café da manhã - integrado em composições com fibras- seja como ingrediente de antepastos, pratos gastronômicos e deliciosas sobremesas.
Pra conhecer melhor a fruta: http://www.jaguacy.com.br/

O Groupe SEB, a maior empresa de eletroportáteis e panelas do mundo, que no Brasil detém as marcas Arno, Clock, Panex, Penedo e Rochedo, lançou o espaço Viver Casa & Gourmet, inspirado nos Centros de Apoio Arno, criados em 1987 com o intuito de fortalecer o relacionamento entre marca e os consumidores promovendo diversos serviços ao consumidor tais como workshops, cursos, treinamentos, consultorias com profissionais renomados e atendimento personalizado gratuito. As Casas Gourmet Arno estão presentes hoje nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, responsáveis por atender mais de 200 mil pessoas por ano em diversas atividades.
Viver Casa & Gourmet
Endereço: Rua Estela, 116 – São Paulo / SP.
Fone: (11) 5080-2766
http://www.vivercasaegourmet.com.br/

Dia 29/07/08 com a gastronomia a cargo do chef Renato Caleffi, participei do encontro, onde pude provar da harmonização dos pratos com os vinhos.
- entrada - Purê de biomassa de banana verde com avocado e limão e tomate
- prato principal - Tartare de avocado marinado em molho salsa com grãos de quinua servido com folhas e molho emulsão de cebola confit em redução de balsâmico( foto)
- sobremesa -Sorvete de coco com coulis de avocado e gengibre.

Entrada:
Porta do Castelo Branco 2006 - Vinho Regional Alentejano,
harmonização por similaridade: vinho aromático, fresco, de acidez pronunciada e toques frutados no aroma e na boca. O prato: fruta, frescores cítricos e acidez dos temperos frescos.

Prato Principal e Sobremesa:
Alentex Rosé 2005 - Vinho DOC Alentejo, que já foi motivo de uma matéria minha, quando conheci os vinhos trazidos pela Enoforun.
harmonização por similaridade: vinho de média potência aromática, com predominância de frutas frescas, na boca explosão de frutas, com acidez bem presente, porém com mais corpo em relação ao branco do início. O prato apresentou muita fruta (banana com o avocado) e o acréscimo de uma calda extremamente potente, aromática, muito rica em especiarias e, ao mesmo tempo, adocicada pelo açúcar mascavo.

O mesmo vinho Alentex Rose 2005 para a sobremesa. Embora este Rosé seja seco (não um vinho de sobremesa) pode acompanhar esse sorvete com calda de avocado, com pouco doce.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: